Navegação por Autor "Pazinato, Maurícius Selvero"
Resultados 21-40 de 42
-
A metodologia de resolução de problemas no ensino de química orgânica a partir da temática "esportes - olimpíada 2020"
Grings, Bruna (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]A Química tem auxiliado no desenvolvimento de avanços científicos e tecnológicos importantes na área esportiva. Considerando a temática “Esportes – Olimpíada 2020” de relevância social, visto que os jogos ocorrerão no ano ... -
Modelos atômicos contextualizados com o uso de vídeos multidisciplinares na EJA
Giacomolli, Diego de Assis; Pazinato, Maurícius Selvero; Salgado, Tania Denise Miskinis; Passos, Camila Greff (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Oficina temática “química na odontologia” : uma proposta para o ensino de ph e soluções para o ensino médio
Correia, Gabriela Fagundes (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino de Química no ensino médio é amplamente discutido e estudado por pesquisadores da área. Há várias críticas ao ensino meramente expositivo, que torna a Química uma ciência distante, de difícil compreensão e prioriza ... -
Oficina temática sobre gastronomia para abordagem de reações químicas no ensino médio
Santos, Laís Corrêa dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Enquanto área do conhecimento, a Química tem como objetivo propor modelos que expliquem a natureza, a constituição e as transformações que ocorrem na matéria e no cotidiano. Dos muitos conteúdos abordados no Ensino Médio, ... -
Oficina temática sobre resíduos sólidos urbanos como estratégia para contextualização da química no ensino médio
Rocha, Déri Calvete da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino e aprendizagem utilizando temas de relevância social busca desenvolver a alfabetização científica construindo valores para a tomada de decisões conscientes. Com base nesta premissa a temática resíduos sólidos foi ... -
O papel da visita técnica como espaço não formal no ensino técnico em química
Marques, Jeanne Letícia da Silva; Passos, Camila Greff; Pazinato, Maurícius Selvero; Salgado, Tania Denise Miskinis (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
Percepção dos docentes do Instituto de química a respeito da infraestrutura das salas de aula e laboratórios
Charqueiro, Douglas Santana; Pazinato, Maurícius Selvero; Passos, Camila Greff (2020) [Resumo publicado em evento] -
Percepções dos servidores técnico-administrativos do Instituto de Química sobre condições de trabalho e relações interpessoais
Garcia, Irene Teresinha Santos; Passos, Camila Greff; Pazinato, Maurícius Selvero; Gonçalves, Paulo Fernando Bruno; Petry, Jessica Francielle Teixeira Chaves; Charqueiro, Douglas Santana; Leiria Neto, Carlos (2021) [Resumo publicado em evento] -
Perspectiva discente na EJA/EAD do ensino médio: um estudo de caso em uma instituição particular
Marques, Jeanne Letícia da Silva (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A Educação a Distância (EAD) tem se afirmado como uma forma eficiente de educação e, nas últimas décadas, como uma alternativa ao ensino presencial. Se antes era visto como de qualidade inferior ao modelo tradicional, o ... -
Possibilidades para o ensino de Ligações Químicas no Ensino Médio a partir de duas realidades distintas
Jaeschke, Guilherme Pez; Esswein, Luciane; Passos, Camila Greff; Salgado, Tania Denise Miskinis; Pazinato, Maurícius Selvero (2018) [Trabalho completo publicado em evento] -
As possíveis influências da Universidade de Coimbra na estruturação dos currículos dos primeiros cursos de química brasileiros
Fonseca, Vanessa Fontana (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo buscar semelhanças entre os currículos dos cursos de Química da Universidade de Coimbra (UC) em 1911, da Escola Nacional de Química (ENQ) em 1933 e da Escola de Engenharia de Porto Alegre ... -
Produção de perfumes : uma temática para o ensino de conceitos químicos
Mello, Andréia Cristina Estima (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Muitos estudos mostram que os alunos de hoje em dia tem grande dificuldade em aprender conceitos químicos de maneira tradicional, apresentando um baixo nível de entendimento nessa disciplina. O foco da pesquisa é o ensino ... -
A química da agricultura: uma temática para a construção do conhecimento químico por meio do enfoque CTS
Esswein, Luciane (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]A abordagem com ênfase CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade), conduzida através de temas de relevância social, tem por objetivo desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, propiciando valores e ... -
A química do parto humano : uma abordagem temática para o ensino de química
Pietroski, Suzana (2022) [Dissertação]A escola, como espaço de formação cidadã e de disseminação de informações, deve estar atenta às demandas da sociedade atual. Para tanto, é preciso que os professores de Química pensem em propostas pedagógicas considerando ... -
Solos : a contextualização do conhecimento químico por meio de uma oficina temática para o ensino médio
Bica, Tayane Brigidi (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Na busca de uma metodologia que possibilitasse a aproximação dos conceitos científicos com a prática e proporcionasse aos alunos autonomia na construção do próprio conhecimento, bem como um instrumento que facilitasse o ... -
Tabela Periódica : concepções de estudantes ao longo do ensino médio
Vianna, Nycollas Stefanello; Cicuto, Camila Aparecida Tolentino; Pazinato, Maurícius Selvero (2019) [Artigo de periódico]O objetivo desta pesquisa foi verificar a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo de Tabela Periódica (TP) nas três séries do ensino médio em uma Escola Pública do Rio Grande do Sul (n=135). Para isso, elaborou-se ... -
Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências: o que foi desenvolvido de 2017 até 2021?
Freitas, Mariane de Almeida Peters (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho foi realizar um mapeamento das pesquisas sobre o uso das TICs no ensino de Ciências durante o período 2017 até 2021. Como metodologia realizou - se uma revisão sistemática em revistas nacionais e ... -
A Temática de fármacos (ou medicamentos) nos livros didáticos de ciências da natureza destinados ao ensino fundamental para o triênio 2020-2023
Pinto, Naiara da Silva (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O ambiente escolar deve preparar os estudantes para serem cidadãos atuantes na sociedade, e o ensino de Ciências deve proporcionar elementos e aprendizagens para a compreensão do cotidiano. Este trabalho teve como objetivo ... -
Tendências do ensino e aprendizagem de forças intermoleculares a partir da análise de publicações em periódicos nacionais e internacionais
Miranda, Ana Carolina Gomes; Braibante, Mara ELisa Fortes; Pazinato, Maurícius Selvero (2018) [Artigo de periódico]O objetivo deste estudo foi identificar as principais tendências do ensino e aprendizagem do conteúdo de forças intermoleculares por meio de uma pesquisa bibliográfica em artigos publicados na área de ensino. Foi realizado ... -
O Uso da gamificação no ensino de ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental
Demari, Jennifer (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo realizar um mapeamento de estudos relacionados à gamificação no Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Finais do Ensino Fundamental no período de 2015 até 2020. Para ...