Navegação por Assunto "Combustíveis"
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Combustion time of the oxygenated and non-oxygenated fuels in an Otto cycle engine
(2014) [Artigo de periódico]Speed flame propagation in Otto cycle engines is one of the principal characteristics of fuel and is fundamental in defining the ignition advance. The greater the propagation speed the less the negative work required to ... -
CONTRATO Nº 7.044/10-ANP-UFRGS-FAURGS
(2016) [Resumo publicado em evento] -
CONTRATO Nº 7.044/10-ANP-UFRGS-FAURGS
(2015) [Resumo publicado em evento] -
DAE(di-amil-éter): um novo bio-éter combustível
(2010) [Dissertação]De uma forma geral, compostos oxigenados elevam a octanagem das gasolinas e reduzem as emissões de compostos poluentes. As novas especificações para combustíveis ciclo diesel se tornaram extremamente restritivas com relação ... -
A defesa da concorrência no mercado varejista de combustíveis líquidos : teoria, evidências e o uso de filtros para detectar cartéis
(2010) [Tese]Esta tese buscou como tema de pesquisa a defesa da concorrência no mercado varejista de combustível líquido, cujo enfoque principal foi o desenvolvimento de um filtro georreferenciado, como ferramenta de auxílio na detecção ... -
Desenvolvimento de equipamento para estudos de injeção de carvão pulverizado em alto-fornos siderúrgicos
(2018) [Tese]A injeção de carvão pulverizado (pulverized coal injection - PCI) é uma técnica largamente utilizada nos altos-fornos pelas siderúrgicas brasileiras, seguindo uma tendência mundial, que busca reduzir o consumo específico ... -
Desenvolvimento de membranas mistas a base de poli(indeno) sulfonado e PVA reticulado com objetivo de aplicação em célula a combustível tipo PEM
(2011) [Dissertação]O estudo sobre membranas alternativas para uso em células a combustível do tipo PEM (Proton Exchange Membrane) tem sido realizado por diferentes grupos de pesquisa em nível mundial. Visto que as membranas comerciais ainda ... -
Determinação do número de cetano através de medidas do tempo de retardo da ignição nos motores diesel
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo criar uma nova metodologia para determinação de forma direta do tempo de retardo nos motores diesel e correlacionar esse com a estimativa do cálculo do número de cetano no diesel. Para obter ... -
Efeito dos combustiveis oxigenados no rendimento termodinâmico e tratamento catalítico das emissões em motores ciclo otto operando na região queima pobre
(2008) [Tese]O reconhecimento do esgotamento das reservas naturais de petróleo, bem como a necessidade de reduzir o nível das emissões provenientes de veículos com motores de combustão interna têm promovido o interesse no desenvolvimento ... -
Eficiência energética em bombeamento : aplicação em um terminal de distribuição de combustíveis
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]As bombas centrífugas são utilizadas na indústria para bombeamento de diferentes fluidos, porém, geralmente, o ponto em que elas operam são diferentes de seu ponto de rendimento máximo. Este trabalho estuda a operação de ... -
Emissões do transporte urbano : da quantificação à mitigação
(2014) [Dissertação]Uma das principais externalidades dos transportes na dimensão urbana é a emissão de poluentes locais e a geração de gases de efeito estufa (GEE). O estudo tem por finalidade quantificar as emissões da frota de ônibus urbano ... -
Estudo comparativo de desempenho entre GLP e GNV em gerador à combustão
(2020) [Capítulo de livro]Geralmente os grupo motor-gerador são movidos a óleo diesel, por ter um custo menor em relação à gasolina, etanol e querosene. O óleo diesel e as novas tecnologias usadas nos grupos geradores têm motivado debates no Brasil, ... -
Estudo da ocorrência de knock para misturas de isooctano e n-heptano em um motor CFR modificado
(2020) [Dissertação]O knock é um fenômeno com alto potencial de dano e um dos principais obstáculos no aumento da eficiência térmica dos motores de combustão interna pois limita o aumento da razão de compressão com ponto de ignição ótimo. ... -
Estudo experimental da utilização do gás HHO como combustível auxiliar em motores de combustão interna
(2018) [Dissertação]Este trabalho contém um estudo experimental para a obtenção e a validação de um combustível à base de água, obtido através da eletrolise desta e denominado de HHO (Gás de Brown), a ser utilizado como auxiliar na queima de ... -
Estudo experimental da variação de velocidade de combustão para diferentes combustíveis, relações de mistura e relações de compressão em um motor ASTM CFR
(2006) [Dissertação]Uma das principais preocupações dos pesquisadores na otimização do par combustível motor é a de encontrar a velocidade de propagação da chama em motores de combustão interna, sendo de importância fundamental para esta ... -
Ferramenta para acompanhamento de vendas de combustíveis e óleos lubrificantes
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste artigo foi propor e validar a utilização de uma ferramenta para acompanhamento de indicadores relativos a vendas de combustíveis e óleos lubrificantes por uma equipe de vendas de uma empresa distribuidora ... -
Influência de volatividade da gasolina nas performances dinâmicas de motores ciclo Otto equipados com injeção eletrônica sequencial de combustível
(1999) [Trabalho completo publicado em evento] -
Influência dos pontos t10%, t50% e t90% da destilação astm d86 da gasolina nas performances dinâmicas de motores ciclo otto equipados com injeção eletrônica multiponto de combustível
(2000) [Trabalho completo publicado em evento] -
Modelagem e simulação via elementos finitos de uma célula de combustível a etanol direto
(2018) [Tese]A geração de energia é um tema em constante debate, seja referente a sua eficiência e renovabilidade, ou a emissão de poluentes. Além disso, o consumo de energia tem crescido cada vez mais ao longo dos anos e, em contrapartida, ...