Navegação por Autor "Gandin, Luis Armando"
Resultados 1-20 de 112
-
As ações do Estado brasileiro na educação básica : uma análise a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Lima, Iana Gomes de (2016) [Tese]Esta tese tem como objetivo analisar as ações do Estado brasileiro na educação básica no período de 1995 a 2014. Para tanto, faço uso de uma política pública educacional – o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) ... -
A adoção de “programas de intervenção pedagógica” e as novas dinâmicas no trabalho docente : uma análise a partir de três escolas estaduais do Rio Grande do Sul
Lima, Iana Gomes de (2011) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo analisar as novas dinâmicas que se estabelecem no trabalho docente a partir da inserção de programas de intervenção pedagógica. O trabalho também tem como objetivo examinar os âmbitos ... -
Aliança conservadora na educação brasileira : revisitando a obra Educando à Direita: entrevista com Michael W. Apple
Apple, Michael Whitman; Lima, Iana Gomes de; Golbspan, Ricardo Boklis; Gandin, Luis Armando (2022) [Entrevista] -
Atuação curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico : o espaço dos Seminários Integrados
Corrêa, Tábata Valesca (2017) [Dissertação]Esta dissertação busca compreender a atuação curricular dos professores de uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco os Seminários Integrados e os ... -
A Atuação da Gestão Curricular em Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre: alternativas possíveis para a consolidação de um currículo participativo
Soares, Graciela (2014) [Resumo publicado em evento] -
A atuação da política curricular do programa de Formação de profissionais de nível médio para a saúde (PROFAPS) na Escola de Saúde Pública do RS
Pautasso, Andrea Milán Vasques (2020) [Tese]A presente tese analisa como a política curricular do Programa de Formação de Trabalhadores de Nível Médio em Saúde (PROFAPS) foi atuada no Curso Técnico de Vigilância em Saúde desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do ... -
A atuação da política curricular freireana na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) na rede municipal de educação de Maceió – Alagoas (2013-2020)
Rocha, Adriana Rocely Viana da (2021) [Tese]Esta tese objetiva analisar e compreender a atuação da política curricular freireana na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede municipal de educação de Maceió/AL (2013-2020). O estudo baseou-se nas contribuições ... -
A Atuação Docente em Duas Escolas da Rede Municipal de Porto Alegre: alternativas possíveis para a organização dos espaços e tempos de trabalho
Soares, Graciela (2015) [Resumo publicado em evento] -
Avessos : o nome Foucault no mundo acadêmico anglófono
Baker, Bernadette; Beker, Lisa; Gandin, Luis Armando (2004) [Artigo de periódico]Este artigo defende a idéia de que parte da obsessão em posicionar Foucault, em usá-lo em uma direção ou outra, está baseada no (des)conforto causado pela sua apófase performativa. Uma análise de sua apófase performativa ... -
O conceito de atuação nas políticas educacionais : um olhar sobre a avaliação escolar no contexto do ensino médio politécnico
Gandin, Luis Armando; Rocha, Adriana Rocely Viana da; Vasques, Andrea Milán; Corrêa, Tábata Valesca (2020) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo discutir a potência do uso do conceito de atuação (enactment) nos estudos de políticas educacionais. Esse conceito possibilita que o pesquisador analise as políticas educacionais não apenas ... -
O conceito de currículo na formação inicial : percepções de professoras e seu impacto na recontextualização curricular na escola
Ramos, Greice Schneider (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
O conceito de qualidade na educação : articulações e rearticulações nas disputas por hegemonia
Golbspan, Ricardo Boklis; Gandin, Luis Armando (2014) [Artigo de periódico]RESUMO: Este artigo analisa como o conceito de qualidade na educação tem sido hegemonicamente defi nido. Na primeira parte, apresenta-se o método de Bakhtin sobre a análise de palavras para justifi car o estudo do conceito ... -
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
Pereira, Fernanda Garcia (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo ... -
As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
Poziomyck, Arthur da Silva (2016) [Dissertação]Esta dissertação de mestrado analisa as concepções de professor dos docentes de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. No âmbito deste estudo, concepção de professor é uma categoria que pode ser ... -
A construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e sua relação com os conhecimentos escolares
Silva, Tiago Cortinaz da (2019) [Tese]A presente pesquisa e tese de doutorado investigou a construção da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Fundamental. Através da abordagem do ciclo de políticas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994) analisa, ... -
Construção democrática do currículo na perspectiva das famílias da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Pereira, Fernanda Garcia (2022) [Resumo publicado em evento] -
Construção democrática do currículo na perspectiva das famílias da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Pereira, Fernanda Garcia (2021) [Resumo publicado em evento] -
Construção democrática do currículo na perspectiva dos alunos e das famílias da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
Pereira, Fernanda Garcia (2020) [Resumo publicado em evento] -
O contexto da consolidação das avaliações em larga escala no cenário brasileiro
Lima, Iana Gomes de; Gandin, Luis Armando (2019) [Artigo de periódico]Neste artigo, tem-se como objetivo examinar como as avaliações em larga escala têm se consolidado no Brasil conforme o cenário global. Defende-se que, apesar de haver repercussões nacionais dos organismos internacionais ... -
Desafios da integração curricular : a prática interdisciplinar nos espaços dos seminários integrados
Corrêa, Tábata Valesca; Gandin, Luis Armando (2019) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios da integração curricular no contexto do Ensino Médio Politécnico, tendo como foco a prática interdisciplinar e os espaços dos Seminários Integrados. ...