Navegação por Autor "Junges, Alexandre Luis"
Resultados 1-10 de 10
-
Aquecimento global : uma questão sociocientífica a ser discutida na formação de professores de física da educação básica
Junges, Alexandre Luis (2019) [Tese]Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global e mudanças climáticas no ambiente escolar. Na medida em que a comunidade científica vem apontando para a urgência e ... -
O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico : considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino dessa temática
Junges, Alexandre Luis; Massoni, Neusa Teresinha (2018) [Artigo de periódico]Um dos desafios da educação ambiental para o século XXI é a inserção da temática do aquecimento global ou mudanças climáticas na sala de aula escolar. A natureza complexa do tema torna difícil a tarefa do(a) professor(a) ... -
Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
Junges, Alexandre Luis; Santos, Vinicius Yuri dos; Massoni, Neusa Teresinha; Santos, Francineide Amorim Costa (2018) [Artigo de periódico]A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, ... -
O “efeito estufa” na sala de aula : um experimento de baixo custo para demonstrar a absorção de radiação infravermelha por gases estufa como o dióxido de carbono
Junges, Alexandre Luis; Bühler, Alexandre José; Massoni, Neusa Teresinha; Siebeneichler, Álisson Francisco Schneider (2020) [Artigo de periódico]Efeito estufa e aquecimento global constituem tópicos complexos cuja compreensão requer o domínio de diversos conceitos e propriedade físicas. O mecanismo do efeito estufa está diretamente relacionado ao papel de gases ... -
Ensino de ciências e os desafios do século XXI : entre a crítica e a confiança na ciência
Junges, Alexandre Luis; Oliveira, Tobias Espinosa de (2020) [Artigo de periódico]O presente ensaio reflete sobre o papel do ensino de ciências frente aos desafios colocados pelas diferentes questões sociocientíficas que permeiam a sociedade contemporânea. Na medida em que a ciência desempenha importante ... -
A Física do Aquecimento Global: Uma Abordagem de Projetos para o Ensino Médio
Santos, Vinicius Yuri dos; Junges, Alexandre Luis; Siebeneichler, Alisson Francisco Schneider (2017) [Resumo publicado em evento] -
Lentes e espelhos: uma abordagem no 9º ano do ensino fundamental através do uso de simuladores para uma aprendizagem significativa
Andrade, Fernando José Magnante de; Junges, Alexandre Luis (2022) [Resumo publicado em evento] -
Ondas mecânicas : uma cartilha e sequência didática para o Ensino Médio
Silva, Matheus Pires da (2023) [Dissertação]Como é bem conhecido, no ensino médio o ensino da física ainda ocorre majoritariamente com a exploração de conteúdos como a cinemática e as leis de Newton. Por outro lado, na BNCC do Ensino Médio, a área de Ciências da ... -
Uma sequência de ensino sobre torque para estudantes do Ensino Fundamental
Pan, Karen (2023) [Dissertação]Esta dissertação descreve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com ênfase em atividades práticas, interativas e investigativas, adequadas para uma turma do ensino fundamental. Mediante o uso de ... -
Validação de um opinário sobre aquecimento global
Junges, Alexandre Luis; Silveira, Fernando Lang da; Massoni, Neusa Teresinha (2021) [Artigo de periódico]O aquecimento global tem sido reconhecido por especialistas como um tema prioritário da agenda da educação ambiental para o século 21. Cientistas têm alertado sobre a necessidade de lidar com o desafio das mudanças climáticas ...