Navegação por Autor "Nunes, Marília Forgearini"
Resultados 1-20 de 57
-
Alfabetizar ou seguir o manual ? algumas reflexões sobre a formação da professora alfabetizadora e sobre alguns materiais de orientação em um programa de ensino estruturado
Silva, Nathália Ribeiro (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação docente da professora alfabetizadora, discutindo de que forma os saberes docentes e um programa de ensino estruturado levam em conta a formação dessa professora ... -
Apresentação
Pillar, Analice Dutra; Hofstaetter, Andrea; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Texto de apresentação/encerramento] -
A Base Nacional Comum Curricular, mediação da leitura literária e os saberes do professor
Martini, Júlia Soares (2018) [Resumo publicado em evento] -
O brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise de resumos de TCCs da Licenciatura em Pedagogia da FACED/UFRGS (2000-2020)
Souza, Luiza Maia de (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como temática principal a ludicidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental e busca responder à seguinte pergunta: Como o brincar é vivenciado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ... -
Brinquedoteca universitária da UFRGS : o lúdico no desenvolvimento profissional de docentes
Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2021) [Capítulo de livro] -
Capas da Cacique : efeitos de sentido da infância, do brincar e da brincadeira em revista infantil (anos 1950)
Nunes, Marília Forgearini (2022) [Artigo de periódico]O artigo analisa capas de uma revista brasileira publicada nos anos 1950. Dentre 43 capas da Caciqueassinadas pela mesma artista, foram selecionadas 18 para análise. A semiótica discursiva é a base teórico-metodológica, ... -
Como me tornei professora pedagoga? currículo e escolhas individuais
Silva, Theslei Pujol Nunes da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo, escrito durante minha jornada na oitava etapa do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem como tema de pesquisa a formação docente de uma pedagoga. Nossa pergunta ... -
Comunicação museológica em museus de ciências : o Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MUCIN/UFRGS)
Fernandes, Aline Portella (2019) [Dissertação]Os museus de ciências naturais ou de história natural foram criados para dar conta de mostrar a natureza de forma universal e enciclopédica. Herdeiros dos gabinetes de curiosidades, sempre tiveram a preocupação de classificar ... -
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
Engel, Henrique Luis (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, ... -
Currículo e letramento literário : a experiência de um clube de leitura
Melo, Camila Alves de; Martini, Júlia Soares; Nunes, Marília Forgearini (2021) [Capítulo de livro] -
Editorial : educação e artes visuais no ensino superior
Pillar, Analice Dutra; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini (2016) [Texto de apresentação/encerramento]Resumo não disponível -
Educação literária no Instagram : mapeamento de perfis, páginas e conteúdos compartilhados
Nunes, Marília Forgearini; Geller, Joana Wurth (2023) [Artigo de periódico]Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta ... -
Ensino de Artes Visuais em diferentes campos
Pillar, Analice Dutra; Hofstaetter, Andrea; Rossi, Maria Helena Wagner; Nunes, Marília Forgearini; Evalte, Tatiana Telch (2021) [Texto de apresentação/encerramento] -
Ensino remoto : alguns temas emergenciais para uma prática pedagógica nos anos iniaciais do ensino fundamental
Andrade, Sandra dos Santos; Nunes, Marília Forgearini; Piccoli, Luciana (Pimenta Cultural, 2021) [Livro] -
Entre máscaras, ansiedades e expectativas : desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial
Andrade, Sandra dos Santos; Piccoli, Luciana; Nunes, Marília Forgearini; Sperrhake, Renata (2022) [Artigo de periódico]Este texto discute como está ocorrendo o retorno às aulas presenciais e o processo de ensino e de aprendizagem no período pós-pandemia, abordando os desafios enfrentados pelas professoras. Adota-se uma metodologia inspirada ... -
Entre vida e morte, a busca pela sobrevivência : uma análise do conto “Maria”, de Conceição Evaristo
Nunes, Marília Forgearini; Geller, Joana Wurth (2023) [Artigo de periódico]No presente texto, discute-se o entrelaçamento entre literatura e necropolítica, valendo-se do conto “Maria” presente na coletânea Olhos d’água de Conceição Evaristo (2016). Analisa-se o conto com base no modelo do percurso ... -
“Eu aprendi leitura de imagem” : um estudo sobre o desenvolvimento de princípios de análise em leituras de imagem em uma turma de 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Rosa, Taiña do Nascimento (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão de curso configura-se como um estudo de caso realizado a partir do estágio obrigatório de 6 a 10 anos, pertencente à sétima etapa da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande ... -
A experiência Reblink: a mediação da produção de sentido por dispositivo digital em exposição de museu
Rosa, Alahna Santos da (2020) [Dissertação]Esta pesquisa analisa uma experiência mediada por Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) a fim de compreender como o uso de dispositivos tecnológicos em exposições de museus influenciam e interferem ... -
Experiências com tecnologias em museus : como nos apropriamos, vivenciamos e entendemos
Rosa, Alahna Santos da; Nunes, Marília Forgearini; Faria, Ana Carolina Gelmini de (2021) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta duas pesquisas que tiveram como objeto de investigação experiências mediadas por dispositivos tecnológicos em espaços museais brasileiros (ROSA, 2017) e em um espaço museal Norte Americano (ROSA, ... -
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
Silva, Carolina Barbosa Ferraz da (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura ...