Navegação por Autor "Pereira, Vanessa Souza"
Resultados 1-12 de 12
-
Avaliação de periódicos científicos e a base Qualis ? produtividade ou produtivismo?
Pereira, Vanessa Souza (2010) [Resumo publicado em evento] -
Avaliação e revisão das práticas avaliativas
Gomes, Marisa Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Na busca de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da metodologia empregada no processo avaliativo dos educandos,a Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico, preocupada em superar a ... -
Avaliação na inclusão escolar : desafio de todos os educadores
Sevilla, Pedro Ricardo Romero (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A Educação Inclusiva é sem dúvida um dos maiores desafios, nas ultimas décadas, o direito a uma educação para todos está fortemente sendo debatido nas escolas e na sociedade. O presente trabalho faz uma abordagem na questão ... -
Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática
Trinidad, Márcia Angelina Gomez (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e ... -
Gestão da sala de aula
Lira, Valdoir Dutra (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho aqui apresentado traz discussões sobre a participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. A gestão da sala de aula protagoniza essa discussão. Na realidade a sala de aula é o espaço onde ... -
Gestão e avaliação democrática : desafios de implementação em uma escola rural de Sant’ana do Livramento/RS
Sosa, Valmi Marques (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre, rural, de Sant’Ana do Livramento (RS) define especificamente nos documentos legais, Regimento Escolar e Projeto Politico Pedagógico, em linhas gerais, traços que ... -
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica
Pereira, Vanessa Souza; Batista, Neusa Chaves (2016) [Artigo de periódico]O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma ... -
A gestão escolar democrática na formação inicial do professor : os conhecimentos construídos em licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pereira, Vanessa Souza (2015) [Dissertação]A pesquisa tem como objetivo principal investigar os conhecimentos sobre gestão democrática da escola nas licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São articuladas concepções teóricas a respeito da gestão ... -
A indisciplina na sala de aula
Zibetti, Elio (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho é o resultado do projeto de Intervenção que foi realizado em uma escola estadual de Santana do Livramento, no período de novembro de 2014 a junho de 2015. Para desenvolver o projeto, que teve como foco ... -
Metodologias de pesquisa em espaços virtuais de interação: análise da construção de instrumentos metodológicos em um novo campo de pesquisa.
Pereira, Vanessa Souza (2011) [Resumo publicado em evento] -
Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil.
Leal, Aline Santana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil ... -
Revitalização do projeto político pedagógico
Florindo, Marisa Severo (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho de conclusão de curso sobre a revitalização do Projeto Político Pedagógico tem como fundamento principal a participação da comunidade escolar, pois a discussão e a conscientização de todos deixam clara a ...