Navegação por Autor "Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues"
Resultados 1-20 de 47
-
Adolescência : monstruosidade cultural?
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2000) [Artigo de periódico]Este artigo se estrutura sobre a pedagogia dos monstros, principalmente abordada pelas teses de Jefrey Cohen, para analisar a adolescência. Desse modo, discute narrativas sobre o ser adolescente oriundas de campos disciplinares ... -
O afeto na relação professor-aluno
Gallas, Daiana dos Santos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo se propõe a pensar sobre o lugar da dimensão afetiva na relação professor-aluno e apontar para alguns caminhos possíveis na construção do aprender. Tratando o assunto de maneira ampla e atravessada pelo ... -
Alfaiataria e feminilidade : representações de gênero na revista Elle Brasil
Maciel, Daisy (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho analisa as representações de feminilidades nas 12 edições da revista ELLE em 2008. Como referencial teórico foram utilizadas as contribuições dos Estudos Culturais e de Gênero, em aproximação com a perspectiva ... -
Análise de uma prática de ensinagem no sistema prisional
Nery, Tânia Regina Armani (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho apresenta a análise de uma prática de ensinagem, através da avaliação dos alunos dos Cursos de Formação de Agentes Penitenciários e Agentes Penitenciários Administrativos, não se trata de uma avaliação ... -
Análise do cotidiano e suas relações com o trabalho do professor
Georgiadis, Carolina; Dias, Celia; Pedruzzi, Cristiane Monteiro; Morrone, Nuria T.P.; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (1997) [Resumo publicado em evento] -
Aprendizagem, educação e saúde : o que as professoras têm a dizer sobre isso?
Marques, Renata da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho problematiza as relações entre aprendizagem, educação e saúde na perspectiva de professoras, buscando abordar o que as docentes têm a dizer sobre isso. A questão orientadora foi: “Como professoras percebem o ... -
Até onde você iria por um filho? : representações de gênero e maternidade no cinema
Azevedo, Paula Tatiane de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo caracterizar de que forma gênero e maternidade são representados no filme Zuzu Angel (2006), de modo a constituir uma prática materna. Mais especificadamente, perceber quais pedagogias de ... -
Uma cena pouco “maluquinha” : apontamentos sobre relações de gênero e sexualidade
Friederichs, Marta Cristina; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2018) [Artigo de periódico]Este texto, ao tomar como ponto de apoio uma cena de um audiovisual, promove um exercício de pensamento sobre temas como violência e diversidade de gênero e sexualidade no cotidiano da educação básica. Mesmo que esses temas ... -
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
Krug, Camila de Fátima; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2016) [Artigo de periódico]Trata-se do relato de uma pesquisa realizada em uma creche pública localizada no município de Porto Alegre-RS. Tal pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa numa perspectiva cultural dos conceitos de corpo e ... -
O chinelo rosa : corpo e gênero na educação infantil
Krug, Camila de Fátima (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Considerando a relevância dos estudos teóricos em relação às temáticas do corpo e do gênero, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre como as percepções culturais de tais temáticas de uma turma de Maternal II, ... -
Como é bom ser vida loka : juventude, escola e o consumo musical do funk
Vieira, Liana Roxo (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho constitui-se em uma pesquisa sobre juventude e consumo musical do estilo funk. Analisa como os jovens significam o consumo de tal estilo em suas vidas e principalmente como percebem a relação da escola com esse ... -
Constituição das identidades docentes no curso de licenciatura em música EAD/UFRGS
Coppetti, Ligia Maria Sayão Lobato (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo objetivou uma análise a respeito da constituição de identidades docentes tendo como cenário a cibercultura, em especial, a cultura da Educação à Distância. Foi escolhido como seu objeto de estudo o Ambiente ... -
A constituição identitária do profissional em seu processo de formação no curso técnico em registro e informação em saúde - CTRIS
Jungbluth, Marcelo Breitenbach (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho busca através de um relato de experiência discorrer sobre a constituição da identidade profissional dos alunos do Curso Técnico em Registro e Informações em Saúde (CTRIS). Em um primeiro momento verifica-se que ... -
Cuidando de quem cuida : desenvolvendo lideranças humanizadas na escola
Teixeira, Greice (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este artigo consiste em uma análise dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional de cinco escolas de uma Rede Confessional do Rio Grande do Sul. Para isto foi utilizado a metodologia qualitativa que permitiu fazer ... -
Direitos humanos, democracia e movimentos sociais - um relato de experiência de estágio docente
Caroly, Andressa Goulart; Luz, Thiago Vinícius Silva da (2019) [Resumo publicado em evento] -
Direitos Humanos – Educacão e(m) saúde : uma introdução
Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues; Meyer, Dagmar Elisabeth Estermann (2019) [Capítulo de livro] -
Educação em gênero e diversidade
Silveira, Catharina da Cunha; Friederichs, Marta Cristina; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues; Silva, Rosimeri Aquino da; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educação à Distância (Editora da UFRGS, 2018) [Livro] -
Educação em saúde e formação de professores/as : o corpo sobre múltiplos olhares
Krug, Camila de Fátima; Melo, Rafaela da Silva; Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues (2018) [Capítulo de livro] -
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CORPO SOBRE MÚLTIPLOS OLHARES.
Krug, Camila de Fátima; Melo, Rafaela da Silva (2014) [Resumo publicado em evento] -
O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
Silva, Renata Santos da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível ...