• Cantores que atuam/atores que cantam : barreiras, desafios e aprendizagens na prática artística interdisciplinar 

      Bourscheid, Clarice de Campos (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é uma pesquisa sobre a formação de profissionais atuantes em Porto Alegre que cantem e atuem em espetáculos que envolvam o teatro e a música cantada em cena, sejam eles denominados como teatro, teatro musical, ...
    • Da sala de aula para o palco : caminhos de um professor diretor 

      Silva, Jardel Rocha da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Trabalho de Conclusão de Curso ‘’Da sala de aula para o palco: caminhos de um professor diretor’’ é construído através das vivências do professor e diretor de teatro Jardel Rocha em diferentes locais de ensino. Através ...
    • Despindo corpos quebrados : o esvaziamento de pejorativas em prol do preenchimento de uma identidade viada 

      Pereira, Leonardo Steffanello (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Corpo Quebrado ou Tudo aquilo que não se deve mencionar provou-se muito mais que somente a peça-chave indispensável para a minha graduação: surge em 2017 a princípio como uma ideia; em 2018, no entanto, a concepção e o ...
    • Diluição disciplinar na criação cênica : uma perspectiva a partir da montagem do espetáculo Débora Bévora 

      Meyer, Ligia de Menezes (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo investigar a diluição disciplinar na criação do espetáculo DÉBORA BÉVORA. Essa peça foi montada no estágio de interpretação teatral da autora desta monografia no Departamento de Arte ...
    • O dizer verdadeiro como prática discursiva na pedagogia do ator 

      Icle, Gilberto (2014) [Artigo de periódico]
      Este texto fricciona a noção de parrhesia e a Pedagogia do Ator. Apresenta-se o contexto discursivo, no qual as operações teóricas são empreendidas, e problematiza-se o conceito de parrhesia, dizer-verdadeiro, segundo a ...
    • Entrevista com Marlene Goidanich 

      Goidanich, Marlene Hofmann; Sachs, Cláudia Müller (2014) [Entrevista]
      Entrevista com a professora de voz e musicista Marlene Goidanich, na qual ela relata sua experiência no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, onde promoveu a mudança de enfoque no trabalho do ator, passando do uso de ...
    • Falos, de nós para vocês : uma interface entre a imagem eletrônica e o acontecimento teatral 

      Arieta, André Borba (2011) [Dissertação]
      A pesquisa busca estudar a relação criativa entre o diretor e os atores do grupo Falos e Stercus na construção do espetáculo Hybris, sob a perspectiva da performance e do teatro ambientalista, a partir de um processo de ...
    • Insônia : o ator criador e o castelo de cartas 

      Mertins, Marcelo (2019) [Dissertação]
      Insônia: O Ator e o Castelo de Cartas caracteriza-se como memorial descritivo da pesquisa empírica que se enquadra no campo de estudo dos processos de criação cênica. A pesquisa investigou possibilidades de criação tendo ...
    • Juízo político em Hannah Arendt 

      Helfenstein, Mara Juliane Woiciechoski (2008) [Dissertação]
      Esta dissertação apresenta a concepção de juízo político de Hannah Arendt. Afastando-se de uma leitura ortodoxa dos textos kantianos, Arendt vislumbra no juízo reflexionante estético de Kant a estrutura do juízo político. ...
    • O medo no processo de criação do ator no espetáculo Quase (h)a tempo 

      Lorde, Jussinei José (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho procura investigar e refletir acerca do medo no processo de criação sob a perspectiva do ator. As relações são estabelecidas a partir de uma análise do processo criativo do espetáculo Quase (h)a Tempo, originado ...
    • Morredeiro : a corporalidade perturbadora numa criação cênica de horror 

      Farias, Paulo Roberto (2019) [Dissertação]
      Este memorial crítico-reflexivo tem como ponto de partida uma investigação teórico-prática a respeito da corporalidade perturbadora do ator numa cena teatral de horror. Reflete, portanto, sobre o processo de criação do ...
    • A Multiplicidade de um Ator-Artista : uma reflexão sobre as relações dentro de um eterno processo criativo 

      Magalhães, Pedro Schilling (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Brincando com o formato de dramaturgia, este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de abordar o que constitui um ator-artista. Dentro do teatro temos funções muito bem estabelecidas (atores, diretores, dramaturgos ...
    • A organicidade da palavra no processo criativo do ator 

      Ávila, Silvana Baggio (2010) [Dissertação]
      Tendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos ...
    • Palavra escrita, palavra encarnada : a criação dialógica de um ator-escritor em dia de ira 

      Borges, João Pedro da Cunha (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pesquisa se propõe a analisar a criação multifuncional e dialógica entre atuação e escrita dramática do autor no audiodrama Dia de Ira (2020), desenvolvido por estudantes do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dentre ...
    • Reflexão acerca do ato de contar histórias como recurso para o trabalho do ator 

      Santiago, Carolina (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca investigar o ato de contar histórias como recurso para o aperfeiçoamento do trabalho do ator. Propõe algumas reflexões acerca das possibilidades em torno desta ideia, tentando identificar os ...
    • O século de Jerzy Grotowski 

      Attisani, Antonio; Rodrigues, Letícia de Abreu; Trein, Jane Valdete Diogo; Scheeren, Cláudia Mendonça; Lima, Tatiana Motta (2013) [Artigo de periódico]
      Segundo o autor, no século XXI se descobrirá a importância fundamental da investigação realizada pelo mestre polonês e, sobretudo através da mediação do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, se poderá aproveitar ...
    • Si vis me flere. Emoções pelo espelho 

      Falletti, Clelia; Geremia, Débora; Icle, Gilberto (2011) [Artigo de periódico]
      Este texto aborda a questão do trabalho do ator por intermédio de elementos das neurociências e da filosofia. Apresenta-se textos de Horácio nos quais haveriam indicações aos atores e oradores. Trama-se tais pressupostos ...
    • Teatro, palavra, performance : pensar a voz para além da expressão 

      Icle, Gilberto; Alcântara, Celina Nunes de (2011) [Artigo de periódico]
      Este texto problematiza a questão da voz no trabalho do ator, a partir das novas configurações cênicas das últimas décadas. Parte-se da perspectiva da expressão, como dimensão a ser ultrapassada, para pensar outras ...
    • O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo 

      Alcântara, Celina Nunes de (2022) [Artigo de periódico]
      Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma ...
    • Treinamento do ator : plano para a reinvenção de si 

      Silva, Tatiana Cardoso da (2009) [Dissertação]
      Esta pesquisa busca ampliar os estudos sobre a formação do ator visando identificar e explorar princípios e procedimentos que promovam a autonomia técnica e criativa do ator no exercício profissional. A proposta de treinamento ...