• Corpo-máscara em jogo : a rua como lugar de encontro 

      Antunes, Alexandre Borin (2018) [Dissertação]
      Encontrar o jogo. Jogar com o encontro. Eis o motivo principal deste trabalho, que se desenvolve a partir de uma perspectiva artística, através de uma abordagem prática baseada em estudos teatrais que envolvem o jogo do ...
    • Da sala de aula para o palco : caminhos de um professor diretor 

      Silva, Jardel Rocha da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Trabalho de Conclusão de Curso ‘’Da sala de aula para o palco: caminhos de um professor diretor’’ é construído através das vivências do professor e diretor de teatro Jardel Rocha em diferentes locais de ensino. Através ...
    • Diluição disciplinar na criação cênica : uma perspectiva a partir da montagem do espetáculo Débora Bévora 

      Meyer, Ligia de Menezes (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho tem como objetivo investigar a diluição disciplinar na criação do espetáculo DÉBORA BÉVORA. Essa peça foi montada no estágio de interpretação teatral da autora desta monografia no Departamento de Arte ...
    • Entrevista com Marlene Goidanich 

      Goidanich, Marlene Hofmann; Sachs, Cláudia Müller (2014) [Entrevista]
      Entrevista com a professora de voz e musicista Marlene Goidanich, na qual ela relata sua experiência no Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS, onde promoveu a mudança de enfoque no trabalho do ator, passando do uso de ...
    • Insônia : o ator criador e o castelo de cartas 

      Mertins, Marcelo (2019) [Dissertação]
      Insônia: O Ator e o Castelo de Cartas caracteriza-se como memorial descritivo da pesquisa empírica que se enquadra no campo de estudo dos processos de criação cênica. A pesquisa investigou possibilidades de criação tendo ...
    • O medo no processo de criação do ator no espetáculo Quase (h)a tempo 

      Lorde, Jussinei José (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho procura investigar e refletir acerca do medo no processo de criação sob a perspectiva do ator. As relações são estabelecidas a partir de uma análise do processo criativo do espetáculo Quase (h)a Tempo, originado ...
    • Morredeiro : a corporalidade perturbadora numa criação cênica de horror 

      Farias, Paulo Roberto (2019) [Dissertação]
      Este memorial crítico-reflexivo tem como ponto de partida uma investigação teórico-prática a respeito da corporalidade perturbadora do ator numa cena teatral de horror. Reflete, portanto, sobre o processo de criação do ...
    • A Multiplicidade de um Ator-Artista : uma reflexão sobre as relações dentro de um eterno processo criativo 

      Magalhães, Pedro Schilling (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Brincando com o formato de dramaturgia, este trabalho de conclusão de curso tem o intuito de abordar o que constitui um ator-artista. Dentro do teatro temos funções muito bem estabelecidas (atores, diretores, dramaturgos ...
    • Palavra escrita, palavra encarnada : a criação dialógica de um ator-escritor em dia de ira 

      Borges, João Pedro da Cunha (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pesquisa se propõe a analisar a criação multifuncional e dialógica entre atuação e escrita dramática do autor no audiodrama Dia de Ira (2020), desenvolvido por estudantes do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dentre ...
    • O processo de criação do Espetáculo Balbúrdia 

      Pires, Clarissa Madalozzo Simões (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa tem por objetivo analisar a criação do Espetáculo Balbúrdia, o qual nasceu de um livro de contos literário. Os capítulos passam por diversas situações sobre o preparo do espetáculo, e mostra suas dificuldades, ...
    • Reflexão acerca do ato de contar histórias como recurso para o trabalho do ator 

      Santiago, Carolina (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca investigar o ato de contar histórias como recurso para o aperfeiçoamento do trabalho do ator. Propõe algumas reflexões acerca das possibilidades em torno desta ideia, tentando identificar os ...
    • O Trabalho do Ator e a Arte de Ficcionar a Si Mesmo 

      Alcântara, Celina Nunes de (2022) [Artigo de periódico]
      Este artigo trata sobre o trabalho do ator como possibilidade de criação, de invenção de si. Relaciona-se essa ideia a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de pensar o trabalho do ator sobre si como uma ...
    • O treinamento como trampolim : entrevista com Carlos Simioni 

      Simioni, Carlos; Teixeira, Marcelo; Sachs, Cláudia Müller (2017) [Entrevista]
      De maneira informal e descontraída, Carlos Simioni compartilha sua experiência e seu profundo conhecimento da arte do ator num bate-papo que nos aproxima desse importante momento da história do teatro e da atuação no Brasil. ...
    • Werner Schünemann 

      Scott, Gabriella; Schunemann, Werner; Scott, Gabriella; Sperotto, Luiz; Scott, Gabriella; Scott, Gabriella; Fabris, Jonata; Estevan, Julio; Mello, Lucas; Mairesse, Rafael; Favaretto, Fernando (2019-04-21) [Vídeo]
      No programa, o ator e diretor Werner Schünemann comenta sobre seu período como estudante de História na UFRGS, fala sobre sua carreira no teatro, cinema e televisão, aproxima e distancia esses diferentes meios e discute ...