Navegação por Assunto "Constructionism"
Resultados 1-10 de 10
-
Aprendizagem de tópicos de uma geometria em ambiente logo : uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
(2013) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida em uma escola da Rede Adventista de Educação no município de Cachoeirinha, que utilizou a linguagem LOGO em aulas de Matemática. O experimento prático, realizado ... -
Astronomia e matemática em sala de aula : explorando o SpaceFlight Simulator e a construção com régua e compasso
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Inserida no cotidiano das escolas e envolvida nas atividades dos Laboratórios de Matemática das escolas parceiras do projeto de extensão Laboratórios de Matemática em Escolas Públicas, pude perceber a necessidade de pensar ... -
Funções e programação no Scratch
(2018) [Artigo de periódico]Este artigo se propõe a verificar o potencial do software de programação Scratch no processo de construção de conceitos relacionados com funções. A pesquisa de cunho qualitativo tem como aportes teóricos os Campos Conceituais, ... -
O movimento game maker na educação profissional e tecnológica : produção de jogos digitais e seus reflexos no aprendizado dos técnicos em informática
(2019) [Tese]A última década registrou uma evolução significativa das tecnologias da informação e comunicação, como a expansão da conectividade sem fio, a consolidação do smartphone e o aprimoramento das ferramentas computacionais. ... -
O pensamento computacional no ensino básico : potencialidades de desenvolvimento com o uso do scratch
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por finalidade analisar as potencialidades de desenvolvimento das habilidades fundamentais relacionadas ao pensamento computacional — decomposição, generalização, abstração, algoritmos e avaliação ... -
As percepções dos alunos do quinto ano do ensino fundamental acerca da aprendizagem de matemática quando estão construindo no Scratch
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem por finalidade investigar as programações construídas pelos alunos com o software Scratch, buscando associações com a matemática. A pergunta diretriz que orienta o trabalho é: “Quais as percepções ... -
Potencialidades do Scratch para a aprendizagem de geometria analítica
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do Scratch para o aprendizado de geometria analítica, sob um viés da teoria construcionista. As atividades práticas foram realizadas com alunos do terceiro ano ... -
Representando o espaço em uma folha de papel ou na tela de um computador : um estudo sobre a perspectiva cônica através do software GeoGebra
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Vivemos em um espaço tridimensional. Nesse espaço tudo possui três dimensões, até mesmo a folha de papel mais fina que possamos encontrar. Ao mesmo tempo, lidamos com figuras bidimensionais a todo o momento, inclusive em ... -
Thinkingame : o desenvolvimento do pensamento computacional através de uma plataforma
(2023) [Tese]Quando se trata de pesquisa em educação surge à necessidade de responder a mais famosa das perguntas nessa área: “Como os alunos aprendem?” Talvez essa seja a grande pergunta da educação, talvez, nunca seja respondida com ... -
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto ...