• Ações afirmativas e política de cotas na UFRGS (Parte I) 

      Goldenberg, Felipe; Tavares, José Vicente; Nabarro, Edilson; dos Anjos, José Carlos; Goldenberg, Felipe; Sperotto, Luiz; Goldenberg, Felipe; Goldenberg, Felipe; Moura, Ana; Goldenberg, Felipe; Favaretto, Fernando (2015-06-17) [Vídeo]
      As ações afirmativas e a política de cotas foram o tema da palestra do Ciclo de Conferências ILEA. Na primeira parte do programa, o professor José Carlos dos Anjos e o sociólogo Edilson Nabarro falaram sobre a presença ...
    • Ações afirmativas e política de cotas na UFRGS (Parte II) 

      Goldenberg, Felipe; Tavares, José Vicente; Rocha, Aline; Guedes, Liziane; Oliveira, Lívio; Goldenberg, Felipe; Sperotto, Luiz; Goldenberg, Felipe; Goldenberg, Felipe; Goldenberg, Felipe; Moura, Ana; Favaretto, Fernando (2015-06-24) [Vídeo]
      As ações afirmativas e a política de cotas foram o tema de palestra do Ciclo de Conferências ILEA. Na segunda parte do programa, os palestrantes discutiram a presença negra e quilombola na sociedade e na Universidade.
    • Ações afirmativas na UFRGS na perspectiva de estudantes de escolas públicas do município de Porto Alegre 

      Rockenbach, Carla Thiesen (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este estudo parte do processo de implantação das ações afirmativas na UFRGS e busca analisar o nível de informação, conhecimento e posicionamento de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre sobre essa política. Para ...
    • Ações afirmativas para negros : o ciclo de construção das cotas raciais 

      Camillo, Fernanda Cristina; Salvagni, Julice; Freitas, Tanise Dias (2020) [Capítulo de livro]
    • Ações afirmativas para negros : o ciclo de construção das cotas raciais 

      Camillo, Fernanda Cristina (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propôs o estudo da ação afirmativa de cotas raciais sob a ótica da gestão de políticas públicas. Para tanto, esta pesquisa tem por objetivo principal descrever os aspectos históricos e políticos que ...
    • Ações afirmativas, reparação e (re)invenção dos espaços acadêmicos : você se atreve a abandonar o medo? 

      Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva (2020) [Capítulo de livro]
    • Ações para inclusão 

      Morais, Ricardo (2020) [Artigo de divulgação]
      A matéria aborda as oportunidades e as iniciativas criadas pela Universidade para pessoas com deficiência, mas também as dificuldades que esses alunos ainda enfrentam na rotina estudantil da Instituição.
    • Afiliação social do estudante cotista da UFRGS : uma análise da permanência a partir das dinâmicas relacionais 

      Assis, Roney Marques Pereira de (2019) [Dissertação]
      O presente trabalho teve como objetivo analisar como as relações sociais estabelecidas entre os estudantes cotistas da UFRGS influenciaram seu processo de afiliação ao ensino superior. Segundo Alain Coulon, a afiliação é ...
    • Alunos Cotistas 

      Scrittori, Ketelyn; Rosa, Matheus; Bello, Luciane; Rosa, Matheus; Sperotto, Luiz; Rosa, Matheus; Rosa, Matheus; Dutra, Jennifer; Milanez, Francisco; Scott, Gabriella; Telles, Hayane; Scrittori, Ketelyn; Favaretto, Fernando (2014-01-23) [Vídeo]
      O Pesquisa em Pauta entrevista Luciane Bello, que realizou em seu mestrado uma investigação sobre a trajetória dos alunos cotistas que ingressaram na UFRGS em 2008.
    • Alunos Cotistas 

      Rosa, Matheus; Scrittori, Ketelyn; Bello, Luciane; Rosa, Matheus; Sperotto, Luiz; Rosa, Matheus; Rosa, Matheus; Dutra, Jennifer; Milanez, Francisco; Scott, Gabriella; Telles, Hayane; Scrittori, Ketelyn; Favaretto, Fernando (2013-11-28) [Vídeo]
      O Pesquisa em Pauta entrevista Luciane Bello, que realizou em seu mestrado uma investigação sobre a trajetória dos alunos cotistas que ingressaram na UFRGS em 2008.
    • Um caminho plural e inovador 

      Tutikian, Jane Fraga (2020) [Artigo de divulgação]
    • Cinco anos de ações afirmativas na UFRGS : avaliação do desempenho da 1ª turma de ingressos na ESEF 

      Santos, Karen Morais dos (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nesse trabalho propomo-nos à discussão acerca da necessidade de termos políticas de Ações Afirmativas em nosso país. Pontuamos a trajetória de exclusão da população mais pobre de direitos básicos, como à educação pública ...
    • Cotas 

      Bagatini, Carla; Shaeffer, Osório; Hennemann, José Carlos; Almeida de Souza, Eliane; Mohr, Rodolfo; Sperotto, Luiz; Bagatini, Carla; Favaretto, Fernando; Shaeffer, Osório; Nicholson, Frederico; Ferreira, Leonardo; Favaretto, Fernando (2007-07-01) [Vídeo]
      A aprovação das cotas na UFRGS foi tema do Acontece.
    • AS COTAS NA UFRGS E O INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR 

      Doebber, Michele Barcelos; Morais, Bruna Pinto de; Santos, Tainara Cristina dos; Nogueira, Fernanda; Doebber, Michele Barcelos; Salão de Extensão (14. : 2013 out. 22-24 : UFRGS, Porto Alegre, RS) (2013) [Resumo publicado em evento]
    • CURSO LIBERATO: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO 

      Chagas, Fernanda Maiato; Silva, Franciele Machado da; Salão de Extensão (19. : 2018 out. 16-20 : UFRGS, Porto Alegre, RS) (2018) [Resumo publicado em evento]
    • Da posição social à inserção na universidade : a percepção do estudante cotista plural sobre o ambiente universitário 

      Silva, Thalles Ricardo de Melo (2019) [Dissertação]
      Esta dissertação se inscreve nas discussões sobre as ações afirmativas nas Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo do estudo foi verificar de que modo os estudantes cotistas percebem o ambiente universitário. A ...
    • Dez anos de cotas na UFRGS 

      Cruz, Glauber; Almeida de Souza, Eliane; Cruz, Glauber; Sperotto, Luiz; Cruz, Glauber; Cruz, Glauber; Bernst, Aniele; Santos, Emerson; Leite, Matheus; Favaretto, Fernando (2017-12-12) [Vídeo]
      O Pesquisa em Pauta apresenta uma entrevista com a doutora em Educação Eliane Almeida de Souza. Em sua tese, ela analisou a inserção, a adaptação e o empoderamento dos primeiros estudantes cotistas da UFRGS, que entraram ...
    • Educação superior e inclusão social : um estudo comparado de duas ações afirmativas no Brasil : dos debates à prática 

      Anhaia, Bruna Cruz de (2013) [Dissertação]
      Essa dissertação analisa duas ações afirmativas (AAs) vigentes no ensino superior brasileiro, as cotas e o Programa Universidade para Todos (ProUni), em três diferentes etapas sugeridas pela abordagem de ciclos das políticas ...
    • Entrevista com Sonia Maria Martins 

      Quadros, Mariane; Martins, Sonia Maria; Quadros, Mariane; Teixeira, Luiz Sperotto; Quadros, Mariane (2021-11-16) [Áudio]
    • Estudantes do curso de ciências biológicas : uma contribuição para compreender o acesso e a permanência na UFRGS 

      Pereira, Luana Vasconcellos (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Dadas as desigualdades presentes na educação básica entre as escolas públicas e privadas e a forma como são feitos os processos seletivos, através de provas de vestibulares, o acesso às universidades se torna difícil e ...