Navegação por Assunto "Educação musical"
Resultados 1-20 de 227
-
Acesso e permanência de pessoas de classes populares na educação musical : um olhar desde a perspectiva de seus docentes
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa problematiza a inserção de estudantes com condições socioeconômicas desfavoráveis em uma instituição que oferece um curso técnico em instrumento musical. Dedica-se especificamente ao caso do Curso Técnico em ... -
Ações músico-pedagógicas feitas por, para e entre mulheres, em Porto Alegre (2019-2020) : um olhar a partir da sociologia da educação musical e da teoria da ação de Alfred Schütz
(2023) [Tese]Esta tese tem como objetivo geral compreender ações músico-pedagógicas feitas por, para e entre mulheres, em Porto Alegre, no período de 2019-2020, na perspectiva das colaboradoras que as promoveram. Para alcançar esse ... -
Agora, sim, o sol é para todos : a inclusão e a música no município de Cachoeirinha (RS)
(2008) [Dissertação]A presente pesquisa está alicerçada em três eixos: a inclusão, a música e a psicanálise. Sabemos que no passado, nem todas as crianças tinham acesso à escola e o direito daquelas que tinham alguma deficiência nem mesmo era ... -
Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS
(2015) [Tese]O presente trabalho teve como objetivo investigar como alunos de ensino médio aprendem música na situação de aula de música na escola como componente curricular. Os objetivos específicos consistiram em identificar os modos ... -
Anais do SEFIM [Linguagens e Sensibilidades]
(UFRGS, 2019) [Anais de evento] -
Análise de propostas curriculares para o ensino de música na educação básica
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Esta pesquisa teve como objetivo analisar as propostas curriculares de ensino de música dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O método utilizado foi a pesquisa documental. A busca pelas propostas ... -
Aplicativo gamificado de educação musical para crianças em idade escolar
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho relata o processo de pesquisa e de elaboração de um aplicativo instrucional gamificado para smartphones direcionado à educação musical para crianças de 7 a 10 anos. Foram realizadas pesquisas preliminares, ... -
Aprendizagem da docência de música : um estudo a partir de narrativas de professores de música da educação básica
(2013) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo geral compreender como se aprende a ensinar música na educação básica. Como objetivos específicos busquei: compreender como o professor iniciante lida com as dimensões dos fenômenos ... -
A aprendizagem do acompanhamento harmônico no acordeom : o percurso de três crianças
(2012) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender como as crianças aprendem a executar no acordeom o acompanhamento harmônico das músicas estudadas. O desenho metodológico adotado apoiou-se em princípios ... -
Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais : motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem
(2015) [Tese]O presente trabalho se propôs a investigar a aprendizagem musical colaborativa e a motivação dos alunos para aprender utilizando as tecnologias digitais no contexto da educação básica. O referencial teórico foi construído ... -
Apresentação
(2018) [Texto de apresentação/encerramento] -
APRESENTANDO O MÚSICA PARA BEBÊS
(2008) [Resumo publicado em evento] -
A artista professora e a professora artista : a composição musical a partir da experiência em sala de aula
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre a composição, gravação e divulgação de repertório didático para a sala de aula, articulando aspectos da criação e da educação musical. Por meio do entrelaçamento ... -
Atividades rítmicas musicais e o desenvolvimento das noções de espaço e tempo
(1987) [Dissertação]O propósito deste estudo foi investigar o efeito de um Programa de Atividades Rítmicas Musicais (ARM) sobre o desenvolvimento das noções de espaço e tempo. Os sujeitos desta pesquisa foram crianças de 5 e 6 anos, de escolas ... -
Atribuições causais em situações de performance musical pública
(2011) [Dissertação]Esta pesquisa teve como objetivo investigar as causas atribuídas por bacharelandos em música em situações consideradas de sucesso e fracasso em performance musical pública. A atribuição de causalidade busca compreender as ... -
A aula de música como espaço-tempo de formação na educação básica
(2022) [Tese]Esta tese investiga como relações construídas por e entre sujeitos com a/pela música no espaço-tempo da aula de música podem contribuir para o processo de formação dos/as alunos/as. Como objetivos específicos, busca ... -
Aula de música e escola: concepções e expectativas de alunos do ensino médio
(2009) [Dissertação]Este trabalho teve como objetivo compreender as relações que permeiam as concepções e expectativas de alunos do Ensino Médio a respeito da aula de música na escola. Os objetivos específicos procuram examinar suas concepções ... -
A aula de música e os tempos dos/as adolescentes : percepções de alunos/as dos anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como alunos/as dos anos finais do ensino fundamental percebem a aula de música como componente curricular. Os objetivos específicos buscam examinar como os/as alunos/as se ... -
Autodeterminação para aprender nas salas de aula de violão a distância online : uma perspectiva contemporânea da motivação
(2013) [Tese]Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes ... -
Bandas de música : um estudo de métodos de ensino coletivo para instrumentos de sopro e percussão publicados no Brasil
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo descrever dois métodos de ensino coletivo de instrumentos musicais de sopro e percussão produzidos no Brasil, o método Da Capo (BARBOSA, 2004) e o método Tocar Junto (ALVES, 2014). Através ...