Navegação por Assunto "Epistemology"
Resultados 1-20 de 83
-
Abordagens paradigmáticas alternativas : possibilidades para estudos em ADI
(2012) [Artigo de periódico]Nossa proposta é incentivar a apropriação de abordagens paradigmáticas alternativas, para a pesquisa na área de Administração da Informação (ADI), a partir de perspectivas que se contrapõem à ontologia positivistafuncionalista ... -
Abstração pseudoempírica : significado epistemológico e impacto metodológico
(2017) [Artigo de periódico]Pela abstração reflexionante, ao contrário da empírica, o sujeito constrói capacidades cognitivas retirando características de suas coordenações de ações. Piaget cria a abstração pseudoempírica como modalidade da reflexionante, ... -
Ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
(2002) [Artigo de periódico]Um ambiente de Aprendizagem Cooperativa Apoiada pelo Computador (ACAC) pode ser um elemento muito importante no processo de aprendizagem em qualquer domínio, quando a abordagem epistemológica que orientou sua criação e ... -
Aprendizagem transformadora para o desenvolvimento sustentável futuro : estudo de casos em cursos de administração no Canadá e no Brasil
(2015) [Tese]O papel das organizações e da racionalidade instrumental que direciona a tomada de decisão têm sido discutidos amplamente, em especial no que concerne à predominância do mercado sobre a vida humana, os problemas ambientais ... -
Aspectos da construção da identidade docente de professores de ciências e biologia, atuantes na rede pública estadual do município de Porto Alegre, egressos da UFRGS
(2012) [Dissertação]Este estudo propôs-se a entender alguns traços relacionados à formação da identidade de professores de Ciências e Biologia e, com isso, contribuir com as pesquisas sobre identidade docente. Nossa hipótese inicial era de ... -
Astronomia como fonte de pensamento crítico, sociocultural e epistemológico : um relato de experiência didática no ensino de física
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste no relato de uma vivência didática oportunizada pela disciplina Estágio de Docência em Física, do Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 10 horas-aula seguidas de 15 horas-aula de regência, ... -
Aterrando no sul : uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno
(2021) [Artigo de periódico]A disseminação da COVID-19, a mutação climática, o aumento das desigualdades sociais e o avanço da necropolítica, bem como a negação desses elementos por parte da população mundial e brasileira, exigem um novo mapa dos ... -
O cavalo de troia da nação : tempo, erudição, crítica e método em Capistrano de Abreu (1878-1927)
(2015) [Tese]Esta tese de doutorado apresenta um estudo sobre história da historiografia brasileira assim algumas reflexões sobre teoria e epistemologia da história. Interessa-nos discutir o discurso histórico e as prescrições metodológicas ... -
Ciência da Informação e competências infocomunicacionais: possíveis diálogos epistêmicos
(2021) [Artigo de periódico]As discussões sobre informação e comunicação continuam provocando inquietações no âmbito da Ciência da Informação (CI), especialmente em ambiente de hiperinformação. A partir deste contexto é que se pretende analisar as ... -
Ciência e poder : perspectivas da psicologia social contemporânea
(1999) [Artigo de periódico]Este trabalho analisa algumas relações entre ciência e poder, tendo como base as contribuições de Michel Foucault, e como foco a Psicologia Social, enquanto campo epistemológico de produção de conhecimentos e de efetivo ... -
Concepções de sujeito e objeto do conhecimento na obra histórica de Caio Prado Jr.
(2007) [Dissertação]Nesta dissertação, acompanho as modificações e as permanências nas concepções de sujeito e objeto do conhecimento apresentadas por Caio Prado Jr. em suas obras históricas, em diálogo com as principais inflexões nos campos ... -
Concepções e práticas de ensinar na educação superior a distância
(2012) [Tese]Esta Tese, intitulada Concepções e Práticas de Ensinar na Educação Superior a Distância, analisa concepções epistemológicas e educacionais de ensinar que embasam propostas e práticas pedagógicas do primeiro curso de ... -
Concepções pedagógicas no ensino de dança : apontamentos
(2017) [Artigo de periódico]O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa ... -
O conhecimento científico relacionado à educação física escolar : paradigmas e aplicações
(2003) [Tese]Existem vários estudos demonstrando que o paradigma científico da modernidade encontra-se em crise. Esta constataçãoo tem levado os pesquisadores a repensarem os fundamentos da pesquisa científica em diferentes áreas de ... -
Conhecimento específico e pedagógico : uma integração possível na disciplina de metodologia de ensino de física
(2009) [Dissertação]Este trabalho teve como foco melhorar a formação do professor de Física, a partir da integração entre conhecimento específico e pedagógico. Tomou-se, como fundamento, além das idéias de Vygotsky, através da interação entre ... -
A construção do saber-prática discursiva da comunicação organizacional no Brasil
(2019) [Tese]Esta pesquisa, inspirada na análise arqueológica foucaultiana, versa sobre o saberprática discursiva da Comunicação Organizacional no Brasil, constituído por enunciados discursivos e não-discursivos que estão sempre em ... -
As construções de visões sobre a ciência em cinco cursos de graduação da região II da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
(2023) [Tese]A presente tese toma como objetivo identificar entre estudantes de cinco cursos de graduação de uma universidade pública alguns elementos que possam influenciar o desenvolvimento de uma fluência científica em suas áreas, ... -
Continuidade entre problemas na “Teologia natural” de William Paley e na “A origem das espécies” de Charles Darwin
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]O uso de modelos epistemológicos, como os propostos por Kuhn e Laudan, tem o potencial de revelar o modo com que paradigmas ou tradi-ções de pesquisa se sucedem ao longo do tempo. No decorrer de tais suces-sões é possível ... -
A contrastação empírica de um modelo teórico sobre o movimento de corpos com massa variável como uma forma de promover discussões epistemológicas em aulas de física
(2021) [Artigo de periódico]A incorporação de discussões sobre a natureza do conhecimento científico em atividades didáticas de Ciências é um elemento fundamental e bastante desafiador. Este artigo tem como objetivo apresentar a contrastação empírica ... -
A contribuição da Sociologia à compreensão de uma epistemologia complexa da ciência contemporânea
(2016) [Artigo de periódico]Este artigo parte de um breve relato crítico sobre as questões epistemológicas centrais que se colocaram no decorrer do século XX e que afetaram tanto as ciências naturais como as ciências sociais. Inicia por retomar, de ...