Navegação por Assunto "Frações"
Resultados 1-20 de 26
-
Abordagem de frações equivalentes : uma experiência no 6º ano do ensino fundamental
(2019) [Dissertação]O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino de frações baseado na ideia “elementar” na matemática de relação de equivalência. Apresenta uma construção dos números racionais pela ciência matemática e discute ... -
Uma abordagem diferenciada dos números racionais na forma fracionária
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente estudo teve como objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de ensino-aprendizagem do conjunto dos números racionais na forma fracionária. O trabalho é baseado em uma prática pedagógica realizada com ... -
Adição e subtração de frações : uma proposta de ensino com o auxílio das mídias digitais
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho traz a análise de uma prática pedagógica, relativa ao ensinoaprendizagem de frações, desenvolvida com alunos de sexta série. Tal análise contempla as dificuldades apresentadas por esses alunos, bem como ... -
Aprendizagem de frações no ensino fundamental
(2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ... -
Aspectos relacionados aos diferentes significados de número racional presentes na Base Nacional Comum Curricular
(2021) [Trabalho completo publicado em evento] -
A constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemática
(2021) [Dissertação]Este trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre ... -
Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico
(2009) [Trabalho de conclusão de graduação]A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino ... -
Ensino de frações com ênfase nas concepções parte/todo, quociente e medida
(2011) [Capítulo de livro] -
Ensino de frações : novas abordagens
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo ... -
Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos ... -
Ensino de frações utilizando o GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma proposta didática cujo objetivo é tentar sanar dificuldades dos alunos referentes à soma e subtração de frações através do uso do software Geogebra. ... -
Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ... -
Estratégias de ensino-aprendizagem de frações
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem ... -
Estudando as frações
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação ... -
Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia ... -
Frações e educação ambiental : uuma experiência com EJA
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho teve por objetivo investigar as estratégias que os alunos de uma turma do ensino fundamental EJA utilizam frente a problemas que abordam o conceito de fração. O estudo propôs-se a responder a seguinte ... -
Frações e o modelo de barras de Singapura : uma análise semiótica das argumentações de futuros professores de matemática
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho apresenta uma pesquisa que busca evidências para responder a seguinte questão norteadora: “Como o Modelo de Barras de Singapura influencia os futuros professores de matemática na elaboração de argumentos no ... -
Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ... -
Investigando o ensino e a aprendizagem de multiplicação de frações : um estudo com alunos do 6º ano
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de multiplicação de frações, tendo por objetivo investigar a questão "Como uma proposta de sequência de atividades para o 6º ano do Ensino Fundamental ... -
Música e matemática : explorando as relações entre ritmos musicais e frações
(2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em uma pesquisa que busca verificar como os alunos estabelecem relações entre os ritmos musicais e as frações. Neste sentido objetivouse: realizar um levantamento bibliográfico de trabalhos e práticas ...