• Além do papel : a boneca como representação e reflexão 

      Buchabqui, Jaqueline Cauduro (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      “Além do Papel: a boneca como representação e reflexão” é um projeto composto do presente texto e um conjunto de desenhos e vídeos produzidos durante o ano de 2018. Neste trabalho, explico as relações que a minha produção ...
    • Arte como composição para um ensino possível 

      Rangel, Thales (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho trata da relação entre arte, educação e política, sob uma perspectiva filosófica, na qual estão relacionados corpos e seus afetos, junto ao espaço escolar. Pretende tencionar essa relação para pensar ...
    • Arte, imagem e infância : articulações com o pensamento infantil 

      Saraiva, Carola Freire (2015) [Dissertação]
      A presente dissertação tem como objetivo investigar o modo como crianças se relacionam com diferentes imagens artísticas. O foco deste estudo é pensar, com as crianças e suas contribuições, os elementos e os modos de olhar ...
    • O bebê imaginado na gestação : aspectos teóricos e empíricos 

      Ferrari, Andrea Gabriela; Piccinini, Cesar Augusto; Lopes, Rita de Cassia Sobreira (2007) [Artigo de periódico]
      Com base na literatura, discute-se neste artigo a construção do bebê imaginado feita pela mãe durante a gestação. São apresentados relatos de quatro gestantes que no início do estudo se encontravam no terceiro trimestre ...
    • Cartografia de um delírio : o desejo de ser artista num território de improbabilidades 

      Reis, Ana Paula Baldini (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho insere-se no campo de investigações sobre a criação poética em artes visuais, pintura e desenho, visando compreender a construção da identidade de uma artista diante de um território de incertezas e ...
    • Conhecimento literário : a experiência da pluralidade 

      Caimi, Cláudia Luiza (2010) [Artigo de periódico]
      Este texto propõe a discussão da importância da imaginação e do lúdico na formação do saber e das razões históricas que excluíram esse saber do conhecimento. Apresenta o discurso filosófico grego como a origem do pensamento ...
    • A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE 

      Jahn, Livia Petry (2008) [Resumo publicado em evento]
    • CONTAR HISTÓRIAS: RESGATE DA MEMÓRIA E ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO 

      Torres, Shirlei Milene (2007) [Resumo publicado em evento]
    • O corpo tornado voz : a experiência pedagógica da peça radiofônica 

      Spritzer, Mirna (2005) [Tese]
      Este trabalho apresenta o rádio, mais especificamente a peça radiofônica, como uma experiência pedagógica para atores que assim ampliam seu repertório e tornam a voz protagonista da ação. Entendendo a linguagem radiofônica ...
    • Covid-19 e a imaginação político-viral 

      Grunvald, Vi (2020) [Artigo de periódico]
      O objetivo desse texto é tecer algumas relações que explicitam a construção de uma imaginação política em torno da pandemia deslanchada pelo novo coronavírus, mas que não se limita a ele, projetando-se em direção a outros ...
    • A cultura japonesa e a imaginação da catástrofe 

      Cunha, Andrei dos Santos; Reis, Leonardo Pinto dos (2020) [Artigo de periódico]
      A imaginação da catástrofe tem uma longa história na cultura japonesa. A começar pelo Kojiki (século VIII), os desastres naturais foram associados aos deuses e vários rituais foram desenvolvidos para tentar aplacar a fúria ...
    • Ecossistema inventado : Entre olhares e gestos, a casa aberta de pequenos objetos 

      Nery, Roseli Aparecida da Silva (2016) [Tese]
      Esta tese é o resultado de uma extensa investigação a respeito do processo criativo pessoal que envolve a invenção de um ecossistema como poética artística. Ela é a resposta para a possibilidade de construir uma poética ...
    • Educação e formação continuada : entre a imaginação, a ficção e o sentido de carnavalidade 

      Hinterholz, Beatran (2019) [Tese]
      Na tese, apresento uma interlocução filosófica em particular com M. Bakhtin e G. Bachelard, buscando relacionar e apreender os conceitos pertinentes para a tese: ficcional, imaginação e sentido de carnavalidade, relacionando-os ...
    • Ensaios para microteatro 

      Ban Junior, Domenico Bacetic (2022) [Dissertação]
      O microteatro é um exercício de perspectiva que conduz a um modo radicalmente simples de perceber a si e a Natureza enquanto cenas em ação e nada mais, a busca por uma experimentação da vida despida de significados. Talvez ...
    • Escritos à mão na linha de um corpo movente 

      Castiglio, Nani Marques (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O caderno em que se apresenta este trabalho é ao mesmo tempo a metodologia e o assunto do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Próximo aos cadernos de esboços, livros de vida e diários de artistas, ...
    • Escritos, imagens e insistências : aulas de história no tempo 

      Pereira, Nilton Mullet; Fogazzi, Simone Vacaro (Editora da UFRGS, 2021) [Livro]
    • Gesto, rastro, memória : anotações para pensar uma ética da delicadeza 

      Ventre, Anna Letícia (2018) [Dissertação]
      Este trabalho busca colocar em movimento uma pergunta sobre o gesto, a partir do tramado freudiano e derridiano, que situa a estrutura lógica da memória como uma superfície sempre aberta a novas inscrições. As pistas ...
    • Iconologia do sublime entre Friedrich Schiller e Caspar David Friedrich 

      Lima, Jônia Rodrigues de (2019) [Dissertação]
      Esta dissertação analisa a possibilidade de uma iconologia do sublime a partir do desenvolvimento das teorias sobre esta categoria estética até o período romântico, proveniente do transbordar da imaginação, e da passagem ...
    • Imaginação e ensino de história 

      Toldo, Alice Schmitz; Pinto, Jean Nunes; Oliveira, Leonardo Amorim de; Pereira, Nilton Mullet (UFRGS, 2023) [Livro]
    • Imaginação e ensino de história: um encontro com as trovadoras do medievo 

      Rodrigues, Amanda Gisele (2022) [Dissertação]
      O presente trabalho tem como proposta pensar sobre o papel da imaginação na aprendizagem de História e, nesse caminho, também compreender se o fomento à imaginação nas aulas dessa disciplina pode estimular uma construção ...