• AD SCHOLAM - O LATIM VAI À ESCOLA 

      Quednau, Laura Rosane; Souza, Mateus Bottaro de; Martinez, Lis Yana de Lima; Soares, Luiz Fernando Colombo Teixeira; Anony, Murilo da Silva; Soares, Alice; Freitas, Guilherme Ramires de; Mizushima, Liliam Ery; Salão de Extensão (14. : 2013 out. 22-24 : UFRGS, Porto Alegre, RS) (2013) [Resumo publicado em evento]
    • Apostila para o primeiro semestre de latim 

      Martins, Maria Cristina da Silva; Schons, Lucas; Selister, Michelle Raupp (Instituto de Letras, 2023) [Apostila]
    • Apresentação 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Apresentando Breviarium ab Urbe Condita 

      Rebello, Lúcia Sá (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Apresentando Caius Iulius Phaedrus 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Apresentando Marcus Valerius Martialis 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Texto de apresentação/encerramento]
    • Características prosódicas das preposições e dos prefixos em latim clássico 

      Costa, Evellyne Patrícia Figueiredo de Sousa (2006) [Dissertação]
      A presente pesquisa aborda algumas características prosódicas de preposições e de prefixos do latim clássico, tendo como pressupostos teóricos a Fonologia Lexical e a Fonologia Prosódica. Descrevemos, nesse estudo, o ...
    • Da possibilidade de língua à língua : contribuições enunciativas para o ensino de latim 

      Costa, Lucas Neves (2023) [Dissertação]
      O presente trabalho busca apresentar princípios teórico-metodológicos que fundamentem a criação de atividades para uma prática enunciativa de ensino de latim.A fim de cumprir esse propósito, esta pesquisa foi dividida em ...
    • Os ditongos do latim ao português 

      Quednau, Laura Rosane (2005) [Artigo de periódico]
    • Do latim ao português : um estudo enunciativo de textos líricos 

      Costa, Lucas Neves (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca entender como as marcas de pessoa e não pessoa, presentes em textos líricos de diferentes momentos sincrônicos e relacionados à diacronia latim-português, produzem sentido na leitura ao se considerar ...
    • O ensino do latim no Brasil : objetivos, método e tradição 

      Heck, Maria Regina Diniz (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia procura compreender o motivo do abandono do ensino do latim no Brasil e, consequentemente, propor o resgate desse ensino como elemento importante na formação do jovem e na preparação do adulto para a vida ...
    • O gênero neutro : do latim clássico ao português atual 

      Schons, Lucas (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como finalidade estudar tanto o gênero neutro do latim clássico quanto o do português atual, contextualizando o apagamento do neutro latino e o comparando com o surgimento daquele que se vê hoje. O gênero ...
    • A importância da quantidade silábica em latim : poemas de Horácio e Marcial 

      Quednau, Laura Rosane (2004) [Artigo de periódico]
      The aim of this paper is to analyse the behavior of enclitic stress in lexical words increased with the enclitic -que in Latin. We will present some notions about Latin accent, associated to the idea that the weight of the ...
    • IX 

      Eutropius, Flavius; Rebello, Lúcia Sá (2014) [Artigo de periódico]
    • LATIM 2018/1 

      Costa, Lucas Neves (2018) [Resumo publicado em evento]
    • MOSTRA INTERATIVA OMNIA 

      Quednau, Laura Rosane; Santos, Loiva Costa; Costa, Matheus Knispel da; Martinez, Lis Yana de Lima; Pires, Caroline de Castro; Fagundes, Claudiberto; Quednau, Laura Rosane; Souza, Mateus Bottaro de; Salão de Extensão (13. : 2012 out. 02-04: UFRGS, Porto Alegre, RS) (2012) [Resumo publicado em evento]
    • Tradução em latim : uma experiência inicial 

      Quednau, Laura Rosane (2014) [Artigo de periódico]