• Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais 

      Miná, Camila Schorr; Zortéa, Maxciel; Rodrigues, Jaqueline de Carvalho; Salles, Jerusa Fumagalli de (2017) [Artigo de periódico]
      Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: ...
    • Estratégias metacognitivas : uma possibilidade no ensino de enfermagem 

      Almeida, Miriam de Abreu (2002) [Artigo de periódico]
      Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibilidade(s) de aplicação d e estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem . A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios ...
    • Instrução em compreensão de leitura em sala de aula : o que podemos aprender com metanálises 

      Corso, Helena Vellinho; Nunes, Débora Mayer; Assis, Évelin Fulginiti de (2023) [Artigo de periódico]
      A teoria e a pesquisa em compreensão de leitura (CL) deixam claro que a habilidade não decorre automaticamente da capacidade de decodificar um texto, pois envolve componentes linguísticos e cognitivos que precisam operar ...
    • Memory monitoring and control in young and intermediate-age adults 

      Zortéa, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de (2015) [Artigo de periódico]
      The way adults perceive and regulate learning (metamemory) is an important indicator of how they perform on memory tasks. This study assessed memory monitoring, control and performance in young and intermediate-age adults ...
    • Tarefa experimental de metamemória para avaliar monitoramento e controle de memória 

      Zortéa, Maxciel; Jou, Graciela Inchausti de; Salles, Jerusa Fumagalli de (2014) [Artigo de periódico]
      Tarefas experimentais para avaliar processos de monitoramento e controle de memória permitem o exame online dessas habilidades. No âmbito nacional, estas tarefas ainda precisam ser desenvolvidas, facilitando e incentivando ...