Navegação por Assunto "Metacognition"
Resultados 1-19 de 19
-
Aprendizagem de programação apoiada pelo modelo social aberto do estudante
(2020) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta a implementação do Modelo Social Aberto do Estudante no ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina de introdução a programação de computadores do ensino superior. O Modelo Social Aberto do ... -
Competências cognitivas e metacognitivas na resolução de problemas e na compreensão do erro : um estudo envolvendo equações algébricas do 1º grau com alunos do 8º ano
(2013) [Dissertação]Este estudo situa-se no campo da aprendizagem da Matemática. O objetivo da pesquisa aqui proposta foi identificar a existência de relação entre a competência cognitiva, o uso de estratégias metacognitivas e a compreensão ... -
Conhecimento e autoeficácia de memória em adultos : relações com indicadores socioeducacionais
(2017) [Artigo de periódico]Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (metamemória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: ... -
Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
(2020) [Dissertação]A presente dissertação teve como objetivo investigar o uso de estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora em inglês em um grupo de 50 aprendizes, adultos, brasileiros, matriculados na disciplina de Língua ... -
Estratégias metacognitivas : uma possibilidade no ensino de enfermagem
(2002) [Artigo de periódico]Trata-se de uma reflexão teórica sobre a(s) possibilidade(s) de aplicação d e estratégias metacognitivas no ensino de enfermagem . A metacognição é uma postura reflexiva, de auto-conscientização e controle sobre os próprios ... -
A importância do entendimento do conceito de metacognição para avaliação neuropsicológica
(2017) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste estudo buscou examinar a importância do entendimento do conceito de metacognição e a utilização deste para a avaliação neuropsicológica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória ... -
Instrução em compreensão de leitura em sala de aula : o que podemos aprender com metanálises
(2023) [Artigo de periódico]A teoria e a pesquisa em compreensão de leitura (CL) deixam claro que a habilidade não decorre automaticamente da capacidade de decodificar um texto, pois envolve componentes linguísticos e cognitivos que precisam operar ... -
Interculturalidade com o universo autista (Síndrome de Asperger) e o estranhamento docente
(2006) [Tese]O Termo Síndrome de Asperger é utilizado para descrever uma perspectiva moderada do espectro autista, inserindo-se nos chamados Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. Apresenta como características principais: dificuldades ... -
Memory monitoring and control in young and intermediate-age adults
(2015) [Artigo de periódico]The way adults perceive and regulate learning (metamemory) is an important indicator of how they perform on memory tasks. This study assessed memory monitoring, control and performance in young and intermediate-age adults ... -
A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem
(2006) [Artigo de periódico]A Psicologia Cognitiva através de seu enfoque do Processamento de Informação postula que a mente é um sistema cognitivo, que habilita o ser humano a interagir no seu meio. Este sistema, por sua vez, tem a capacidade de se ... -
Metacognição criativa para atividades acadêmicas : criação de uma escala e evidências de validade
(2019) [Dissertação]Nos últimos anos, as crenças sobre criatividade têm despertado interesse dos pesquisadores da área para entender a autopercepção dos indivíduos sobre a própria criatividade. Entretanto, há estudos que apontam divergências ... -
Metacognição e funções executivas : relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem
(2013) [Artigo de periódico]A pesquisa sobre aprendizagem indica que as capacidades de planejamento, monitoramento e controle são centrais ao processo de aprender e que falhas ou atraso no seu desenvolvimento estão presentes nas dificuldades de ... -
Metacognitive interventions in text production and working memory in students with ADHD
(2018) [Artigo de periódico]This study compared the effects of two metacognitive interventions on writing, working memory (WM), and behavioral symptoms of students with attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD). The disorder was clinically ... -
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
(2013) [Artigo de periódico]O objetivo dessa pesquisa-ação é apresentar um modelo, com categorias e indicadores, de Portfólio de Matemática como um instrumento de avaliação e estratégia de aprendizado, valorizando o histórico do estudante, possibilitando ... -
Portfólio de matemática : um instrumento de análise do processo de aprendizagem
(2010) [Dissertação]Nesse trabalho é apresentado um instrumento de análise do processo de aprendizagem dos estudantes em matemática denominado Portfólio de Matemática. Baseado em atividades com abordagens diversas nas quais são contemplados ... -
@prender a @prender : na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC
(2011) [Dissertação]No dia-a-dia da sala de aula, quando propõe situações de aprendizagem, o professor fica surpreso em constatar que os alunos desenvolvem uma série de condutas. Algumas, que não parecem muito lógicas, revelam-se eficazes, ... -
Supervisão e construção da avaliação em situações de estágio em cursos de licenciatura na modalidade a distância
(2006) [Artigo de periódico]Analisar as relações entre aprendizagem e metacognição na Educação a Distância de concepção interacionista-cognitivista, a fim de estabelecer indicadores para o processo de aprendizado do estudante adulto (“eu sei como eu ... -
Tarefa experimental de metamemória para avaliar monitoramento e controle de memória
(2014) [Artigo de periódico]Tarefas experimentais para avaliar processos de monitoramento e controle de memória permitem o exame online dessas habilidades. No âmbito nacional, estas tarefas ainda precisam ser desenvolvidas, facilitando e incentivando ... -
Tecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem
(2003) [Tese]Esta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) ...