• Abismos da luz 

      Perico, Victória Becker (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma descrição da minha produção artística nos anos de 2016-2017 dentro do Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa produção me levou a criar a série “Abismos da ...
    • Além da superfície : reflexões sobre a representação da imagem especular na pintura 

      Oliveira, Bruna Barros de (2024) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente texto constitui-se na análise do processo de trabalho das minhas pinturas realizadas entre julho de 2023 e fevereiro de 2024, como parte do projeto de graduação no curso de bacharelado em Artes Visuais. Esses ...
    • Algumas considerações sobre a metodologia da pesquisa em arte a partir de uma experiência particular em pintura 

      Corona, Marilice Villeroy (2006) [Artigo de periódico]
      Este artigo procura responder a algumas questões referentes à metodologia da pesquisa em artes. Tais questões surgiram a partir da necessidade de refletir sobre meu próprio processo de criação no campo da pintura e de ...
    • Apropriação de imagens fotográficas e referências da História da Arte : um estudo sobre a obra de Mário Röhnelt. 

      Arruda, Paula Trusz (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa propõe um recorte sobre a trajetória artística de Mário Röhnelt, visando compreender a presença da fotografia e da imagem de segunda geração nas suas obras, além de propor a discussão sobre a presença de ...
    • Arte no parque Alim Pedro : a prática pictórica na construção da memória do IAPI 

      Flores, Marines dos Reis (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa pretende discorrer sobre minha poética em pintura, que dá corpo a uma narrativa visual de estilo popular a partir da temática das paisagens e do cotidiano no Parque Alim Pedro. Busca-se apresentar uma resumida ...
    • O cinema e afinidades pictóricas com obras de Francis Bacon 

      Cichela, Alan Figueiredo (2018) [Dissertação]
      É surpreendente, quando no cinema, vendo um filme, percebemos que o fotograma estabelece uma relação com uma pintura. Os filmes escolhidos para essa dissertação se relacionam com o artista Francis Bacon (1909 – 1992). ...
    • Como se desenha uma casa inundada 

      Monteiro, Emanuel dos Santos (2021) [Tese]
      O objetivo deste trabalho é pensar relações entre o desenho e a temporalidade. Nestas veredas, o que se manifesta como preocupação é o drama da temporalidade como condição existencial. Seu objeto de análise é a produção ...
    • Congelar, derreter e quebrar : o estado de presença do corpo em movimento 

      Eick, Ana Carolina Peixoto (2023) [Dissertação]
      Esta dissertação é o resultado da pesquisa sobre a participação dos conceitos "congelar", "derreter" e "quebrar" na metodologia poética empregada para a criação de videoperformances e pinturas produzidas entre 2020 e 2022. ...
    • A construção do campo pictórico : acúmulos e sobreposições 

      Ruduit, Rene de Moraes (2005) [Dissertação]
      A construção do campo pictórico: acúmulos e sobreposições baseia-se na pesquisa sobre uma prática plástica, na construção de um campo pictórico. Assim, é apresentada, nesta dissertação, uma série de pinturas, produzidas ...
    • Uma conversa entre telas: o imaginário de Vincent van Gogh no cinema de Akira Kurosawa 

      Veiga, Rosângela Broch (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho consiste na análise do episódio Corvos do filme Sonhos (1990) do diretor Akira Kurosawa. Tem o intuito de perceber como se dá a construção de imaginário do diretor a respeito do pintor Van Gogh, a partir do ...
    • Cor, figura e abstração : a construção do espaço na pintura 

      Flores, Mártin Rafael Jansen (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta monografia tem por objetivo apresentar a pesquisa em Artes Visuais, na linha de pesquisa em Poéticas Visuais, intitulada Cor, Figura e Abstração – a construção do espaço na pintura. Este trabalho traz a análise da ...
    • Corpos 

      Monteiro, Eduardo (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Corpos é um Trabalho de Conclusão de Curso que propõe desenvolver uma poética visual que aborde o tema da morte e da violência social através da representação da figura humana no desenho e na pintura. A trajetória anterior ...
    • Da pintura e da cor : filosofia 

      Fogazzi, Simone Vacaro; Zordan, Paola (2014) [Artigo de periódico]
      o presente artigo percorre aspectos filosóficos sobre a pintura, desde sua concepção mais remota até o modernismo. Traz apontamentos de Goethe, Nietzsche, Lichstenstein, Deleuze, Guattari e outros, situando a querela do ...
    • Da sensação : fragmentos e cromocrônicas de uma professorartista 

      Fogazzi, Simone Vacaro (2012) [Dissertação]
      A presente dissertação apresenta a sensação na arte e no ensino. As vias escolhidas são a da pintura modernista, a da sala de aula e a da construção da casa: a vida de professora-artista-mulher. A Pintura tida como arte e ...
    • Dentro e fora de casa : percepções sobre deslocamentos, afetos, coletas e acúmulos 

      Neumann, Marla Andressa Pritsch (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é um pequeno percurso sobre minha trajetória acadêmica com enfoque em linguagens pictóricas e escultóricas entrelaçadas ao registro e a memória como ponto de partida. No decorrer das experimentações poéticas ...
    • Dispositivos de transversalidades : imagens em movimento (cinema/video), fotografia e pintura 

      Ribeiro, Niura Aparecida Legramante (2018) [Trabalho completo publicado em evento]
    • Ensaio : fotografia e pintura nos trabalhos de Marilice Corona 

      Brächer, Andréa (2015) [Artigo de periódico]
      : Este artigo analisa a obra “Ensaio” da artista brasileira Marilice Corona. A pintora utiliza-se da fotografia de diversas formas em seu trabalho artístico, mas em particular nestas telas veremos como as questões técnicas ...
    • Entre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopper 

      Oliveira, Mariana Lessa de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e ...
    • Entre o labirinto e a neblina : paisagem, imagem e memória 

      Mendes, Hernani Guimarães (2017) [Dissertação]
      Essa pesquisa investiga a relação entre paisagem, imagem e memória, em duas séries de trabalhos artísticos, de minha autoria, realizados nos últimos dois anos. Ambas apresentam imagens feitas a partir da observação da ...
    • Escrever um sopro em papel de água viva : imagem e pintura em Clarice Lispector 

      Hack, Lilian (2020) [Tese]
      Diante das afirmações de que a obra literária de Clarice Lispector produz uma cisão na própria literatura, inquieta suas categorias e definições, se oferecendo como uma obra nômade frente às estruturas que lhe conferem ...