Navegação por Assunto "Permanence"
Resultados 1-12 de 12
-
Ações afirmativas na FACED/UFRGS : um estudo a partir dos alunos que acessam o LIES
(2015) [Dissertação]A presente dissertação trata das Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa foi embasada na modalidade de pesquisa qualitativa que através da observação participante possibilitou a ... -
Criatividade na educação física : um estudo piagetiano sobre o Programa Trajetórias Criativas
(2019) [Dissertação]Conforme a teoria piagetiana, existe uma continuidade funcional entre o desenvolvimento do corpo e da inteligência. O processo de adaptação, através dos mecanismos de assimilação e acomodação, e a equilibração majorante ... -
Disposições e estratégias nas transições de estudantes de curso tradicional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2019) [Dissertação]A presente dissertação lança olhares sobre o contexto de desigualdades do Ensino Superior brasileiro. Por mais avanços que tivemos, o sistema de ensino é marcado por forte estratificação educacional. No contexto nacional, ... -
Domínio da personalidade nas notas e na per-manência de estudantes em um curso online massivo e aberto (MOOC)
(2022) [Artigo de periódico]Duas questões marcantes em Cursos On-line Massivos e Abertos (MOOCs) são a dificuldade para manter os estudantes nos cursos e o desempenho insuficiente de alguns participantes, o que pode ter relação com fatores subjetivos. ... -
Educação básica formal na Guiné-Bissau, acesso, Permanência, desafios e perspectivas : uma análise de Políticas educacionais Guineense de 1995 a 2015
(2020) [Dissertação]A presente dissertação se intitula a Educação básica formal na Guiné-Bissau, acesso, permanência, desafios e perspectivas: uma análise de políticas educacionais guineense de 1995 a 2015. Falar das políticas educacionais ... -
Ensino médio no Rio Grande do Sul a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009 : constatações, análises e apontamentos
(2019) [Dissertação]Tendo como referência a Emenda Constitucional n.º 59/2009 que universaliza a educação básica dos 4 aos 17 anos, esta pesquisa teve como objetivo analisar o acesso e a permanência no Ensino Médio, no Rio Grande do Sul, da ... -
Evasão no curso de Ciências Sociais : um balanço crítico do debate
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Em 2014, o Núcleo de Avaliação do Instituto de Filosofia (NAU) e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicou um relatório constando significativos percentuais de evasão para os ... -
Fatores relativos à permanência no curso de graduação à distância “Bacharelado em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER" da UAB/UFRGS
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho foi realizado com a finalidade de desenvolver o conhecimento de um dos fenômenos mais relevantes da EAD, a permanência dos alunos, relacionando os aspectos de oferta do curso com a opinião dos alunos a respeito ... -
Gestão de processos pedagógicos no PROEJA : razão de acesso e permanência
(2011) [Dissertação]A presente investigação se situa na confluência dos campos da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Sociologia da Educação, tendo por objetivo problematizar a gestão pedagógica ... -
A permanência em um curso de pedagogia a distância : um estudo piagetiano sobre o interesse das alunas
(2018) [Dissertação]Esta pesquisa tem o objetivo principal de analisar como os interesses das alunas-professoras se relacionam com a permanência no curso de Pedagogia a distância da UFRGS. Aborda a afetividade numa perspectiva Piagetiana, ... -
Permanência, pertencimento e desejo de docência : efeitos de sentidos de ser professor
(2018) [Artigo de periódico]Este estudo de caso de natureza qualitativa objetiva analisar depoimentos de professores de uma escola da rede pública estadual situada na zona sul do município de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) de modo a melhor ... -
Política de assistência estudantil para estudantes cotistas de baixa renda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
(2017) [Dissertação]O principal objetivo desta pesquisa é incentivar o debate crítico sobre a Política de Assistência Estudantil e a Política de Ação Afirmativa para alunos cotistas de baixa renda, autodeclarados (ou não) pretos, pardos, ou ...