• Educação potencial : autocomédia do intelecto 

      Adó, Máximo Daniel Lamela (2013) [Tese]
      Este textotese postula dimensionar um meio prático e relativamente autônomo da Educação Potencial como um fazer. Tanto essa autonomia como a sua potência não estão relacionadas a uma essência, mas à intensidade imanente e ...
    • A lírica essencial de Henriqueta Lisboa 

      Machado, Adriana Rodrigues (2009) [Dissertação]
      A partir da lírica de Henriqueta Lisboa (1901-1985), o presente trabalho busca investigar a relação existente entre a poesia e a filosofia. Tendo em vista a lírica henriquetiana estar entre aquelas que se caracterizam pelo ...
    • Poética clássica e estética : de Platão a Baudelaire 

      Martins, Gabriel Villamil (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Pretende-se apresentar um panorama da história da estética. Desde a Antiguidade, através da leitura de diálogos de Platão (Górgias e A república) e da Poética de Aristóteles, até a estética moderna, através da apresentação ...
    • Processos de singularidade e diferença no ato educativo : um trabalho a partir do ensino-aprendizagem de filosofia no ensino médio 

      Benetti, Cláudia Cisiane (2003) [Tese]
      Este trabalho se insere em um contexto de problematização acerca do ensino-aprendizagem de filosofia no ensino médio, buscando apreender as dificuldades que constituem o ato de ensinar/aprender filosofia para adolescentes ...
    • Trilogia antropofágica [a educação como devoração] 

      Costa, Gilcilene Dias da (2008) [Tese]
      Antropofagia e Desejo. É em torno desses conceitos que se tece a trilogia desta tese. Uma combinação de elementos extemporâneos os mais dispersos (um misto de canibalismo ritual, soberania do desejo e anarquia coroada), ...