Navegação por Assunto "Play"
Resultados 1-20 de 33
-
Atendimento educacional especializado : nas dobras do brincar
(2015) [Dissertação]Esta pesquisa versa sobre o atendimento educacional especializado. Como recorte, investiga as possibilidades do brincar como ato pedagógico. O texto é tecido a partir do diálogo entre educação especial e psicanálise e ... -
Atividades cotidianas de crianças em situação de rua
(2002) [Artigo de periódico]Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva da observação de atividades cotidianas de vinte crianças em situação de rua da área central de Porto Alegre, Brasil. Os dados foram coletados através de uma ... -
Barreiras, fronteiras e passagens : a burocracia e o laço social na saúde mental pública brasileira : travessia de uma experiência
(2015) [Tese]A pesquisa apresenta reflexões e experiências a partir dos fenômenos socioculturais e políticos, no campo da saúde mental pública brasileira, através das articulações entre o sujeito e a cultura. Estuda a temática da ... -
Brincadeira e aprendizagem : concepções docentes na educação infantil
(2012) [Dissertação]A presente pesquisa investigou concepções de professoras de Educação Infantil sobre as relações estabelecidas entre a brincadeira e a aprendizagem. Foram realizadas observações em salas de aula e entrevistas com seis ... -
Brincando a dança popular na escola
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O brincar é uma atividade presente na vida das crianças desde muito cedo, é brincando que elas recriam situações, aprendem a tomar decisões e enfrentam seus medos. A dança popular está inserida culturalmente em festas, ... -
O brincar como processo pedagógico na educação infantil : concepção de professores de escolas públicas do município de Balneário Pinhal
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Percebendo a diminuição do tempo destinado ao brincar para as crianças em Escolas de Educação Infantil e o aumento de atividades que visam atender conteúdos estabelecidos em projetos de ensino, surgem inquietações em torno ... -
O brincar e os brinquedos nos conflitos entre crianças
(1998) [Artigo de periódico]Este estudo investigou 77 episódios de conflito, envolvendo 18 crianças de 3 a 4 anos de uma pré-escola pública de Porto Alegre. Considerou-se o gênero das crianças, o contexto onde aconteciam os conflitos (pátio ou sala), ... -
O brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação cultural
(2001) [Artigo de periódico]Este artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas ... -
Casa, corpo e palavra : habitar poeticamente o mundo
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa aborda cenas clínicas advindas da experiência de trabalho na Casa dos Cata-Ventos, um lugar para brincar, conversar e contar histórias. As cenas expõe a relação que as crianças estabelecem com o espaço ... -
Como a mediação do professor de educação infantil pode auxiliar na formação do sujeito durante os momentos de brincar?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo compreender os efeitos provindos da mediação do educador nos momentos do brincar infantil. A pesquisa tem o embasamento nas teorias de Kishimoto, Moyles, Fortuna e colaboradores, e ... -
Como as brincadeiras e os jogos podem auxiliar no amadurecimento humano, afetivo e cognitivo em crianças entre 3 e 4 anos?
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Observando as crianças nos momentos em que estão brincando livremente e jogando, podemos perceber atitudes egocêntricas, no sentido da teoria de Jean Piaget. As interações que o brincar, o lúdico e os jogos oportunizam ... -
Concepções de crianças sobre a escola de educação infantil
(2011) [Dissertação]Ainda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o ... -
Cultura lúdica na era digital : alguns efeitos no comportamento infantojuvenil
(2018) [Artigo de periódico]O fato de que atualmente a maioria dos indivíduos entra em contato com o mundo pela tela do computador ou da televisão determina formas de cognição diversas daquelas que por várias décadas influenciaram nosso modo de pensar, ... -
O desenvolvimento de habilidades motoras e o engajamento de crianças pré-escolares em diferentes contextos de jogo
(2008) [Tese]O objetivo deste estudo, de delineamento quase-experimental, foi investigar o desenvolvimento de habilidades motoras e o engajamento de crianças pré-escolares em diferentes contextos de jogo. Fizeram parte da investigação ... -
Do cuidar ao educar na educação infantil : efeitos de sentidos
(2014) [Dissertação]Nesta Dissertação problematizo a Educação Infantil no processo de escolarização, a partir de efeitos de sentidos produzidos pelo sujeito-professora sobre as suas práticas realizadas na escola. Fundamento a pesquisa na ... -
A escola de educação infantil na perspectiva das crianças
(2013) [Artigo de periódico]Fundamentando-se na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por cinco díades ... -
Especificações projetuais para o desenvolvimento de equipamentos para playground inclusivo e acessível
(2019) [Tese]Diferentes movimentos sociais desde a década de 1940, buscam promover o direito das pessoas com deficiência. Entre esses direitos estão: o acesso igualitário em espaços e equipamentos com segurança e autonomia; ambientes ... -
Histórias de criança : as narrativas de crianças asmáticas ao brincar
(2003) [Artigo de periódico]Este estudo examinou como crianças com asma constroem significados sobre sua doença e informações que recebem a este respeito. Levou-se a efeito três estudos de caso com crianças participantes de um Programa de Educação ... -
A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O desenvolvimento infantil está suscetível à influência de vários fatores. O ato de brincar apresenta uma importância significativa neste processo que envolve a formação da criança enquanto ser humano. Este trabalho teve ... -
Inclusão escolar e atendimento educacional especializado : algumas profanações
(2017) [Artigo de periódico]O artigo tematiza as possibilidades do brincar como ato pedagógico no âmbito do atendimento educacional especializado. O argumento é tecido a partir do diálogo entre educação especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. ...