• Ciência ética e educação ambiental em um cenário pós-moderno 

      Veiga-Neto, Alfredo José da (1994) [Artigo de periódico]
      Discussão sobre alguns problemas que as perspectivas pós-modernas colocam para a Ciência e para a Ética com relação à Educação Ambiental. A partir da discussão sobre a crescente crise do meio ambiente, a nível mundial, são ...
    • A lógica da caverna : um ensaio dialético sobre a pós-modernidade em Saramago 

      Morais, Tiago Martins de (2013) [Tese]
      O objeto artístico desta dissertação é o romance A caverna do escritor português José Saramago. Os caminhos teóricos que vão construir um método adequado para uma visão aprofundada desta narrativa são os do estudo das ...
    • O Lugar da Différance em Elvira Vigna 

      Garbo, Karen Cristina (2022) [Dissertação]
      Esta dissertação analisará três romances da escritora Elvira Vigna (1942 – 2017), à luz do conceito da différance, cunhado por Jacques Derrida, bem como do conceito de pósmodernismo, de Fredric Jameson. Em uma perspectiva ...
    • Retórica tipográfica pós-moderna : a expressão de um sujeito fragmentado 

      Cancela, Janice Alves (2004) [Dissertação]
      Este trabalho tematiza a retórica tipográfica contemporânea procurando verificar características específicas, em especial a multiplicidade de discursos e a fragmentação da expressão dos tipógrafos na pós-modernidade. ...
    • Rock my art : ou O novo esteticismo de Porquê choras? ou O dia em que Eduk entrou para a história da arte 

      Felipe, Leonardo Azevedo (2013) [Dissertação]
      A partir do estudo de um caso específico – a performance Porquê Choras?, de Rogério Nazari e Telmo Lanes, ocorrida em 14 de agosto de 1985, em Porto Alegre, e que contou com a participação do grupo de rock Defalla – este ...
    • Visão pós-moderna da Educação e os debates de Educação em Ciências 

      Castro, Ronaldo Eismann de; Teixeira, Maria do Rocio Fontoura (2017) [Artigo de periódico]
      Perante uma ampla gama de pensamentos, ferramentas e tecnologias educacionais que dispomos atualmente e tendo a ciência do ato de educar, entendemos a necessidade de refletir sobre alguns aspectos pós-modernos na educação. ...