Navegação por Assunto "Pré-escola"
Resultados 1-11 de 11
-
24- hour movement behaviors and fitness in preschoolers: acompositional and isotemporal reallocation analysis
(2021) [Artigo de periódico]This study analyzed the associations between the 24-hour movement behaviors composition and fitness in preschoolers and investigated predicted changes in fitness when time in active behaviors is reallocated. This cross-sectional ... -
As crianças e seus desenhos narrativos na pré-escola : reflexões para pensar a docência
(2022) [Capítulo de livro] -
As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
(2023) [Artigo de periódico]O artigo decorre de uma pesquisa no campo dos Estudos Sociais da Infância, em interface com as contribuições de investigações sobre performances narrativas. O objetivo da pesquisa foi investigar os modos como crianças ... -
A dança com crianças pré-escolares : um estudo nas escolas de dança da zona sul de Porto Alegre
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Essa pesquisa tem como tema o estudo das aulas de dança ministradas para crianças em idade pré-escolar (entre 3 a 6 anos) em escolas de dança da zona sul da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O problema a ser ... -
Desafios em pesquisas sobre o acesso à educação infantil : um estudo de caso no Rio Grande do Sul
(2020) [Artigo de periódico]O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa quali-quantitativa que analisa políticas para a educação infantil no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Neste recorte, o objetivo foi evidenciar algumas dificuldades ... -
O DIREITO DAS CRIANÇAS PEQUENAS À EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE
(2017) [Resumo publicado em evento] -
"Ei, olha a história que a gente tá fazendo!" : as crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola
(2020) [Dissertação]Esta dissertação, a partir da linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, investigou a produção das narrativas orais (COOPER, 2005; SMITH, 2006; CAMPOS; GIRARDELLO, 2015; SOUZA, 2015; BINDER, 2017; GARVIS, 2017; PRAMLING, ... -
LUGAR DE CRIANÇA DE CINCO ANOS É NA EDUCAÇÃO INFANTIL!
(2018) [Resumo publicado em evento] -
Relações afetivas, gestualidades e musicalidades : culturas lúdicas infantis na pré-escola
(2020) [Artigo de periódico]O artigo é decorrente de uma investigação etnográfica que, fundamentada nas contribuições dos estudos sociais da infância, teve como objetivo pesquisar a produção de culturas lúdicas infantis por crianças pré-escolares na ... -
As relações entre criança e natureza na pré- escola: narrativas de professoras e coordenadoras pedagógicas que atuam em jardins de praça
(2024) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso, a partir das contribuições do campo de estudos sobre criança e natureza da Educação Infantil, tem como objetivo geral, conhecer a concepção de infância e natureza de um grupo de ... -
School-time movement behaviors and fundamental movement skills in preschoolers: an isotemporal reallocation analysis
(2021) [Artigo de periódico]Little is known of how reallocations of time spent in different movement behaviors during preschool might relate to preschoolers’ fundamental movement skills (FMS), a key predictor of later physical activity (PA). Thus, ...