• Corpos possíveis : corpo, dança e análise do discurso 

      Rehm, Alyne (2015) [Dissertação]
      O corpo que dança e suas imagens provocam interpretações, suscitam sentidos. A Análise do Discurso (AD) de vertente francesa, proposta pelo filósofo Michel Pêcheux enquanto disciplina de interpretação, possibilita, pelos ...
    • Em tramas e encaixes, a metáfora para o ensino de análise do discurso 

      Rosa, Marilane Mendes Cascaes da (2022) [Tese]
      Esta tese propõe um caminho teórico-analítico tomando a noção de metáfora como norteadora para o ensino da teoria da Análise de Discurso que segue o legado de Michel Pêcheux. O percurso se compõe de três partes interligadas. ...
    • A interpretação psicanalítica : um esboço de formalização 

      Triska, Vitor Hugo Couto; D'Agord, Marta Regina de Leao (2017) [Artigo de periódico]
      A fim de investigar o fundamento da interpretação psicanalítica, propomos uma análise de algumas formalizações apresentadas nos livros 11 (1964), 16 (1968-1969) e 17 (1969-1970) dos seminários de Lacan. No primeiro é ...
    • Processos espaciais e geografia cultural 

      Claval, Paul; Goulart, Débora Fialho; Reuillard, Patrícia Chittoni Ramos (2023) [Artigo de periódico]
      A partir da virada cultural, a abordagem cultural se concentra nos processos espaciais nos quais a cultura está envolvida, o que amplia e aprofunda a área da Geografia Cultural. (i) A cultura é moldada pelos modos de ...
    • Sentido e ausência de sentido no ensino de Jacques Lacan 

      Viola, Carolina Gubert (2015) [Tese]
      Na presente tese colocamos em questão a necessidade de um ensino fazer sentido para que o aprendizado se dê. Partindo do campo amplo do ensino, escolhemos nos restringir ao ensino da psicanálise e, neste, encontramos nosso ...
    • Significado y sentido de la publicidad televisiva brasileña : cómo despertar el espíritu crítico de la educación en la comunicación 

      Coca, Adriana Pierre; Aguiar, Lisiane Machado; Rosário, Nísia Martins do (2017) [Artigo de periódico]
      El propósito de este artículo es discutir sobre la crítica educacional en comunicación y reflexionar sobre la transgresión de la lógica moral que conforma ciertos lenguajes que promueven la normalización de una gramática ...