Navegação por Assunto "Strategy"
Resultados 1-20 de 109
-
O alinhamento da tomada de decisão estratégica em instituição financeira cooperativa (Caso Sicredi)
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A palavra final para uma decisão estratégica nas grandes empresas sempre é da sua alta liderança. Entretanto, as estratégias e as novas ideias podem surgir em diferentes níveis da organização até serem deliberadas pela sua ... -
Alinhamento dos processos de negócio aos objetivos estratégicos : método e estudo de caso no setor de concessionárias de veículos automotores
(2014) [Dissertação]É necessário ter muita clareza sobre o que fazer e como fazer para que uma empresa satisfaça a expectativa do mercado em que atua, e o faça de forma rentável. Assim, a definição de uma estratégia torna-se altamente relevante ... -
Análise das causas do fracasso em implantações de BSC
(2006) [Artigo de periódico]O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta destinada à implementação da estratégia desenvolvida no início da década de noventa. Devido ao seu sucesso, o BSC começou a ser utilizado por milhares de organizações pelo mundo. ... -
Análise das exportações de vinhos brasileiros pós-Plano Real
(2008) [Dissertação]As rápidas e abrangentes mudanças nos mercados mundiais e regionais de vinhos, com significativos impactos sobre algumas vinícolas, estimularam a realização deste estudo. O objetivo central é analisar as exportações de ... -
Análise das relações dos elementos de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia de informação com o processo de desenvolvimento de produto
(2009) [Tese]O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Desenvolver produtos, portanto, constitui-se em uma tarefa complexa ... -
Análise das relações dos elementos de alinhamento estretégico entre negócio e tecnologia da informação com o processo de desenvolvimento de produto
(2012) [Artigo de periódico]O produto é a representação final das capacidades e competências de uma empresa na tentativa de converter ideias, conceitos e percepções em algo concreto. Portanto, desenvolver produtos constitui-se em uma tarefa complexa ... -
Análise do ambiente competitivo como determinante das escolhas estratégicas no agronegócio : um estudo de caso em uma unidade de produção
(2005) [Artigo de periódico]A abertura comercial brasileira e a estabilidade macroeconômica alcançada a partir da segunda metade de 1990 configuraram um novo ambiente competitivo marcado pelas modificações no perfil de consumo dos brasileiros. No ... -
Análise do processo de implantação do sistema de inteligência antecipativa e coletiva em uma empresa de nãotecidos
(2014) [Artigo de periódico]O sistema de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) consiste em um dispositivo de escuta de sinais fracos do ambiente externo da empresa, fundamentado na ação coletiva. Este trabalho analisa a implantação ... -
A articulação entre as competências organizacionais e gerenciais em uma instituição de ensino superior : o caso da UNISINOS
(2004) [Dissertação]As instituições buscam, além de sobrevivência, diferenciar-se em um ambiente marcado pela crescente competitividade. Nesse cenário, é necessário que realizem profundas e aceleradas transformações para responder às constantes ... -
Atuação & interação : as articulações do agente na construção da trajetória artística
(2012) [Dissertação]Através do cruzamento de referenciais teóricos com a observação das estruturas do campo artístico atual na cidade de Porto Alegre – RS (Brasil), a presente pesquisa tem por objetivo compreender a articulação dos artistas ... -
Avaliação do impacto da precificação horária em estratégias de mercado para produtores independentes de energia
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O crescimento expressivo da participação de fontes renováveis na composição da matriz de geração de energia elétrica brasileira estimulou a implementação de um novo sistema de precificação de energia no ambiente de contratação ... -
O avanço das grandes redes de varejo e as estratégias de sobrevivência dos petshops de bairro
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais de estimação, o mercado de petshop no Brasil tem obtido destacado desempenho econômico na última década. Dominado anteriormente por empresas de bairro, atualmente, temos ... -
Business Process Management (BPM) application through strategy, indicators and operations model (MEIO) : a health service company case
(2021) [Artigo de periódico]Business Process Management (BPM) is an approach to analyze and improve main activities of a company continuously. It seeks consistent results aligned with the strategic objectives. There are several approaches to the ... -
Cenários para a indústria editorial brasileira nos próximos cinco anos
(2012) [Dissertação]A indústria editorial brasileira está passando por um momento de transformações. A adoção de tecnologias digitais de leitura e de aprendizagem tende a alterar a estrutura e as operações da indústria, que já vem se modificando ... -
Cocriação de valor em plataformas multilaterais : desdobramentos estratégicos para a inovação em modelo de negócio
(2019) [Tese]A constante evolução das tecnologias de informação e comunicação, especialmente apoiadas pela internet, propiciou o surgimento de empreendimentos que usufruem da colaboração de diversos atores no desenvolvimento de um ... -
Communication as a strategic competence : the Case of Masisa
(2009) [Artigo de periódico]The Masisa Company produces and sells wood products internationally and is one of the largest producers of wood panels in the world and leader in Latin America. In order to produce its MDF (Medium Density Fiberboard) panels, ... -
Comportamento da capacidade de inovação ao longo da Trajetória da Firma : estudo de uma empresa do setor de equipamentos eletromédicos do Sul do Brasil
(2014) [Dissertação]Toda firma é composta por quatro capacidades essenciais, capacidade de desenvolvimento, capacidade de operação, capacidade de gestão e capacidade de transação. A interação entre as capacidades determinará o resultado da ... -
Contabilidade gerencial como mecanismo de criação de valor para as organizações : um estudo de caso na HS Transportes
(2014) [Dissertação]O momento atual de grande competitividade coloca ás empresas o desafio de se adaptarem a essa nova realidade. Uma empresa está constantemente interagindo com meio em que está inserida atendendo sempre ás expectativas de ... -
Contribuição do Conselho de Administração na mudança estratégica e no desempenho de empresas aeronáuticas : um estudo de caso longitudinal comparativo
(2011) [Dissertação]Este estudo objetivou compreender o papel do conselho de administração e estudar as relações entre o board capital, o desempenho e a estratégia, considerando o ambiente organizacional de empresas. Para isso, foi realizado ... -
Corporate social responsibility and innovation : a multiple case study with Brazilian companies
(2020) [Artigo de periódico]Different stakeholders pressure companies to innovate and to include Corporate Social Responsibility (CSR) in their strategy. This article examines how innovation and CSR relate in some Brazilian companies. We conducted a ...