• Análise neuroquímica e morfométrica de culturas de neurônios corticais do modelo murino do TDAH 

      Marques, Daniela Melo (2018) [Dissertação]
      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais prevalentes da infância caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O TDAH é uma ...
    • A atenção, a infância e os contextos educacionais 

      Freitas, Claudia Rodrigues de; Baptista, Cláudio Roberto (2017) [Artigo de periódico]
      Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que ...
    • Cartilha TDAH 

      Matté, Larissa; Favaretto, Fernando; Veronese, Isabela; Prestes, Gabriela; Wagner, Flávia; Matté, Larissa; Favaretto, Fernando; Matté, Larissa; Matté, Larissa; Matté, Larissa; Favaretto, Fernando (2022-04-13) [Vídeo]
      O Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade da UFRGS (ProDAH), vinculado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e à Faculdade de Medicina da Universidade, elaborou uma cartilha sobre transtorno de déficit ...
    • Cartilha TDAH 

      Matté, Larissa; Favaretto, Fernando; Veronese, Isabela; Wagner, Flávia; Prestes, Gabriela; Matté, Larissa; Favaretto, Fernando; Matté, Larissa; Matté, Larissa; Matté, Larissa; Favaretto, Fernando (2022-04-13) [Vídeo]
      O Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade da UFRGS (ProDAH), vinculado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre e à Faculdade de Medicina da Universidade, elaborou uma cartilha sobre transtorno de déficit ...
    • Corpos que não param : criança, "TDAH" e escola 

      Freitas, Claudia Rodrigues de (2011) [Tese]
      Esta pesquisa analisa os discursos que identificam um número expressivo de crianças como hiperativas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O discurso escolar produz diagnóstico e encaminha aos ...
    • Espanhol como língua estrangeira a alunos com TDAH : proposta de atividades práticas 

      Ramires, Caroline Rocha (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para crianças em contexto escolar com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). O objetivo principal é refletir sobre estratégias ...
    • Fatores associados aos desfechos clínicos com o uso de metilfenidato em adultos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) 

      Victor, Marcelo Moraes (2014) [Tese]
      O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em adultos é comum e clinicamente relevante. É tratado principalmente através de estimulantes como o metilfenidato. Embora eficaz, há muita heterogeneidade na resposta ...
    • Fonoaudiologia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : revisão integrativa da literatura 

      Martins, Débora Regina Fagundes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Introdução: O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com atenção, com o controle do impulso e com o nível de atividade. Objetivo: ...
    • TDAH: Diferenças entre os sexos no modelo animal 

      Souza, Kevin; Mello, Lucas; Venditi, Mariane; Moura, Ana; Dias, Breno; Staldoni Almeida, Amanda; Flor, Júlia; Sperotto, Luiz; Venditi, Mariane; Flor, Júlia; Souza, Kevin; Mello, Lucas; Flor, Júlia; Souza, Kevin; Mello, Lucas; Venditi, Mariane; Teixeira, Eduardo; Estevan, Julio; Souza, Kevin; Mello, Lucas; Forgiarini, Luciana; Venditi, Mariane; Favaretto, Fernando (2018-04-01) [Vídeo]
      Em sua pesquisa premiada pelo Salão de Iniciação Científica de 2017, Amanda Staldoni Almeida trata das diferenças que os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade podem apresentar entre ambos os sexos.