• Abordagens à cena inclusiva : princípios norteadores para uma prática cênica acessível 

      Berselli, Marcia (2019) [Tese]
      A presente investigação está inserida no campo dos estudos dos processos de criação cênica, tendo por objetivo central a identificação de princípios de base para práticas cênicas que possibilitem a interação de artistas/jogadores ...
    • Dramaturgias radicais : poéticas matrísticas para uma arte dialógica 

      Juguero, Viviane (2019) [Tese]
      A tese Dramaturgias Radicais: poéticas matrísticas para uma arte dialógica enfoca a dramaturgia como a composição artístico-discursiva de peças de teatro, criações ficcionais audiovisuais, performances híbridas e gêneros ...
    • Experiências teatrais de grupo na ocupação do espaço urbano em Porto Alegre 

      Santos, Vera Lucia Bertoni dos; Jácome, Cecília Lauritzen (2016) [Artigo de periódico]
      O artigo enfoca aspectos do teatro de grupo que se faz na rua, na cidade de Porto Alegre: suas motivações, condições e relações estabelecidas como consequência da ocupação do espaço urbano por meio de espetáculos. Através ...
    • Formação teatral como criação : narrativas sobre modos de ficcionar a si mesmo 

      Alcântara, Celina Nunes de (2012) [Tese]
      Esta tese trata sobre a formação teatral como possibilidade de criação de si. Relaciona-se essa formação a modos de ficcionar a si mesmo, ou seja, a maneiras de invenção e transformação de si. Discute-se a formação do ator ...
    • Gilbert Simondon e a comunicação maquínica 

      Rocha Pereira, Demétrio Jorge (2021) [Tese]
      A tese desdobra um conceito de comunicação ainda implícito na filosofia de Gilbert Simondon (1924-1989). Encontra-se a comunicação no mais íntimo da tese simondoniana sobre a individuação, isto é, cumprindo passagem contínua ...
    • Jacques Ferron : o dramaturgo de um país incerto (o Quebec) 

      Pereira, André Cesar (2012) [Dissertação]
      O Quebec ganha cada vez mais importância em âmbito mundial, em termos econômicos, sociais e culturais. No Brasil desenvolvem-se vários trabalhos voltados à história e à cultura quebequenses no intuito de compreender as ...
    • Machado e Chico : dois dramaturgos no espelho da história 

      Borges, Stephanie da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa os percursos teatrais de dois autores brasileiros, Machado de Assis e Chico Buarque – um proveniente do século XIX e outro do século XX –, separados por um século em suas produções dramáticas. ...
    • Negritude e formação teatral : vozes mulheres na cena de Porto Alegre - Brasil 

      Machado, Edilaine Ricardo (2017) [Dissertação]
      A dissertação trata sobre o modo como mulheres atrizes negras constituem a si mesmas a partir da formação teatral e do exercício profissional em teatro. A partir do depoimento de cinco atrizes negras de Porto Alegre, Brasil, ...
    • Orphée de Cocteau : a imagem de um poeta 

      Dutra, Kizy dos Santos (2013) [Dissertação]
      O objeto de estudo dessa dissertação de mestrado é a peça Orphée (1950), de Jean Cocteau (1889-1963). A primeira parte deste trabalho compreende a biografia desse autor, para que possamos ver que influências sofreu e que ...
    • Palcos da vida : O vídeo como documentodo teatro em porto Alegre nos anos 1980 

      Silva, Newton Pinto da (2010) [Dissertação]
      A pesquisa Palcos da Vida: o vídeo como documento do teatro investiga os processos de produção e de experimentação teatral, em Porto Alegre, nos anos 1980, a partir de registros em vídeo feitos pela TVE/RS. Nos últimos ...
    • Palhaçar : máscaras em uma patética-poética por rir 

      Olendzki, Luciane de Campos (2009) [Dissertação]
      Esta dissertação é composta por cenas de escritura, onde atravessam séries heterogêneas de máscaras que compõem uma tipologia e uma topologia da arte do palhaço. Tais máscaras dramatizam o conhecimento e a própria ...
    • Sair da margem, vivenciar travessias propostas de mediação com espectadores de teatro 

      Maciel, Patrícia Gusmão (2015) [Dissertação]
      O trabalho tem por objetivo central refletir sobre o processo de formação de espectadores, com vistas à ampliação das discussões a respeito da mediação teatral – compreendida como atividade pedagógica de formação. A proposta ...
    • Solidões compartilhadas : entre a morte e o recomeço, no limite da literatura e do teatro 

      Noy, Bia Isabel (2015) [Tese]
      Nesta pesquisa, Literatura Comparada e Teatro, através da interdisciplinariedade e, consequentemente, da abertura dessas duas áreas que visa a uma constante troca de saberes, serão tramados de forma a romper com as barreias ...
    • O Sujeito-Ator, sua Voz e a Relação com a Figura Materna 

      Rasslan, Simone Nogueira; Fischer, Rosa Maria Bueno (2016) [Artigo de periódico]
      O artigo trata dos modos de subjetivação pelos quais atores tornam-se sujeitos de sua prática musical, mais especificamente vocal, com inspiração na perspectiva arqueológica foucaultiana. Os materiais empíricos consistem ...