Navegação por Assunto "Torcedor"
Resultados 1-10 de 10
-
Desenvolvimento e validação de uma escala dos efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol
(2021) [Artigo de periódico]O presente trabalho busca desenvolver e validar uma escala que mensure os efeitos da identificação clubística em torcedores de futebol. Esses efeitos são explorados a partir de duas avenidas: atitudinal(comprometimento ... -
Os efeitos do orgulho nos torcedores de futebol : uma perspectiva de marketing
(2012) [Dissertação]Esta dissertação aborda um fenômeno recente na pesquisa de consumo de esporte: o orgulho clubístico. A teoria de sustentação utilizada é originada do trabalho de Decrop e Derbaix (2010) e as teorias complementares derivam ... -
Fanatismo e paixão : a experiência de consumo de torcedores porto-alegrenses de futebol
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente estudo visa explorar e analisar a experiência de consumo de torcedores fanáticos e apaixonados na cidade de Porto Alegre. As experiências de consumo surgem da necessidade de se pensar o consumo através do seu ... -
Identidades construídas : o Gre-nal nos sites do Grêmio Football Porto Alegrense e do Sport Club Internacional
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O futebol é o esporte mais popular do Brasil, constituindo um meio que permite uma relação e interação com diversas pessoas, estejam elas jogando, torcendo ou simplesmente vivendo nesta sociedade que carrega na sua história ... -
As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes ... -
As motivações que impulsionam o consumo dos torcedores da dupla Gre-Nal
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho de conclusão de curso procura identificar os motivos que estimulam os torcedores de Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, dupla gre-nal, a consumirem produtos que possuam a marca ... -
Notícias que vêm da arquibancada : a popularização da torcida do Grêmio FBPA expressa nas páginas do Correio do Povo (1933 – 1946)
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi um dos primeiros clubes dedicados ao futebol do país. Tinha em seus primeiros quadros pessoas de muita influência na cidade que circulavam pela mais alta sociedade portoalegrense. Com ... -
"Posso morrer pelo meu time" : a construção social da rivalidade clubística entre Grêmio e Internacional e a sua relação com as violências no futebol
(2014) [Dissertação]A presente dissertação trata da construção da rivalidade clubística entre Grêmio e Internacional, aqui pensada como uma construção social, com o intuito de verificar a influência que ela tem no processo de identificação ... -
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo ... -
Sociedades do torcer: uma etnografia da política e dos faccionalismos a partir de clubes de futebol no Brasil
(2022) [Tese]Esta é uma tese a respeito das lógicas de formação de torcidas organizadas, associações, coletivos de torcedores, em suma, sociedades torcedoras – em um sentido amplo – do futebol brasileiro. O ponto de partida é a cidade ...