• Alegorias do estranho 

      Silva, Nara Amelia Melo da (2014) [Tese]
      Esta tese apresenta uma reflexão acerca da minha produção artística – o conjunto de trabalhos que identifico como Alegorias do Estranho, desenvolvidos entre 2010 e 2014. Nesta investigação, analiso o processo de criação ...
    • Nas águas de Narciso : todo eu é um outro e todo engodo torna-se uma verdade 

      Ligoski, Priscila (2014) [Dissertação]
      Esse trabalho versa sobre a perspectiva de atualização da função especular. Tendo como base as obras “O Espelho” (1882), de Machado de Assis; O retrato de Dorian Gray (1891), de Oscar Wilde; “A mulher no espelho: reflexo ...
    • Pensar com cenas de escola : a arte, o estranho, o mínimo 

      Fischer, Deborah Vier (2019) [Tese]
      Esta tese é uma aposta na escola, qualquer escola. Não faz distinção entre espaço de educação público e privado, mesmo sabendo que as diferenças, acentuadamente, existem. Para efeitos desta pesquisa, que tem como materialidades ...
    • A provocação da câmera e o impacto no espectador 

      Borges, Ana Lúcia Mandelli Guaragna; Weinmann, Amadeu de Oliveira (2018) [Artigo de periódico]
      A história do cinema é marcada por movimentos e manifestos, assim como a história das artes e a história mundial. Este ensaio propõe-se a realizar uma articulação entre os aspectos estéticos/formais de um desses manifestos, ...
    • Uma sombra demasiado minha: reflexões sobre um processo de criação 

      Dable, Guilherme Figueras (2022) [Tese]
      A presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca de minha produção artística, focada na produção apresentada na individual “não um tempo, mas um lugar”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em 2022. Nela, analiso o ...
    • The Uncanny Imp : an analysis of Freud’s uncanny in Edgar Allan Poe's The Imp of the Perverse and William Wilson 

      Oliveira, Amanda Leonardi de; Indrusiak, Elaine Barros (2019) [Artigo de periódico]
      This article discusses Edgar Allan Poe’s The Imp of the Perverse and William Wilson in the light of Sigmund Freud’s psychoanalytical concepts, particularly that of the uncanny. Both tales explore aspects of the human psyche ...