<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/" version="2.0">
<channel>
<title>Linguística, Letras e Artes</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/12240</link>
<description/>
<pubDate>Fri, 24 May 2013 08:02:27 GMT</pubDate>
<dc:date>2013-05-24T08:02:27Z</dc:date>
<item>
<title>Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/60704</link>
<description>Uma análise sobre as expressões cristalizadas em canções de diferentes épocas
Pereira, Edileni Moraes
O presente trabalho tem por finalidade o estudo das Unidades Lexicais Complexas, introduzidas por compositores de samba, interpretados pelos cantores Lupicínio Rodrigues e Zeca Pagodinho e pela banda Fundo de Quintal, levando em conta o lapso temporal existente entre as obras desses três intérpretes. Usa como metodologia a identificação, classificação e o grau de cristalização de expressões idiomáticas, bem como a intensidade de seu uso com o passar do tempo nas letras das músicas. Conclui que existe uma tendência de aumento de Expressões idiomáticas com o passar do tempo e que há grande subjetividade quanto à análise da cristalização.
</description>
<pubDate>Sat, 01 Jan 2011 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/60704</guid>
<dc:date>2011-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/60705</link>
<description>Pluralização dos substantivos terminados em -ão : uma proposta de atividades
Mondadori, Cristiane
Este trabalho tem como objetivo discutir a pluralização dos substantivos terminados em -ão e a importância do ensino da história da língua nas aulas de português para a compreensão deste conteúdos. A origem, a história e as modificações que uma língua sofre com o passar do tempo é muito relevante para o entendimento de alguns conteúdos que são ensinados já que os alunos podem ter uma ampla visão da língua e saber melhor por que algumas coisas são de uma forma ou de outra. Então, um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa foi feito e, posteriormente, foi analisado como o plural dos substantivos são abordados por autores de gramáticas e livros didáticos a fim de propor algumas atividades novas que possam auxiliar os professores quando precisarem apresentar tais conteúdos, destacando que o estudo da história da língua materna não deve ser abordado de maneira isolada, mas, sim, ligado ao ensino de todos os conteúdos da língua portuguesa.; This work aims at discussing how the plural of “nouns ended in –ão” is formed and the importance of teaching the Language History in Portuguese classes for the comprehension of this content. The origin, the history and the modifications that a language suffers while the time passes is very relevant for the understanding of some contents that are taught because our students can have an overview of the language and know better why some things are like this or that. So, a brief study about the origin of the Portuguese language was conducted and, then, it was analyzed how the plural of nouns is approached by grammar and didactic books authors in order to proposing some new activities that can help teachers when they need to present such contents, pointing out that the study of the mother tongue history must not be approached in an isolated way but connected to the teaching of all Portuguese contents.
</description>
<pubDate>Thu, 01 Jan 2009 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/60705</guid>
<dc:date>2009-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/60707</link>
<description>O estudo dos tempos verbais em redações de vestibular na perspectiva dos pontos temporais de Reichenbach
Vieira, Leandro Rocha
Este trabalho tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, uma descrição de ocorrências linguísticas relacionadas ao emprego de tempos verbais em português. Para tanto, iremos considerar o constructo desenvolvido por Reichenbach (1948), amplamente utilizado na linguística contemporânea, que condicionou o estudo do verbo a três pontos temporais ou momentos distintos: o momento da fala (ou enunciação), o momento do evento e o momento de referência. Pretendemos, assim, comparar a teoria formulada por este estudioso, com aquela abordada na gramática tradicional, cujo mote de ensino são os paradigmas verbais. Faremos isso por meio do estudo de teorias linguísticas e de problemas encontrados em redações de vestibulares. Para o desenvolvimento da análise, alicerçamos nosso estudo em produções textuais dos concursos de ingresso da UFRGS referente aos períodos de 2007 a 2010.
</description>
<pubDate>Sat, 01 Jan 2011 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/60707</guid>
<dc:date>2011-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
<item>
<title>Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino</title>
<link>http://hdl.handle.net/10183/60706</link>
<description>Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino
Faresin, Juliane Leandro
A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, observando como os autores dos livros didáticos tratam o assunto e como os gramáticos abordam os radicais greco-latinos em suas obras. A partir desta análise foi possível constatar que apenas os livros didáticos do primeiro ano do ensino médio contemplam o assunto, os livros de segundo e terceiro anos não abordam tal tema; já as gramáticas trazem o assunto de forma objetiva, clara e concisa. Sendo assim, ao término deste trabalho, propõe-se uma forma de agregar o ensino de radicais aos livros didáticos através de teoria e prática de exercícios progressivos para os três anos do ensino médio.; La presente pesquisa tiene por finalidad identificar como los radicales greco-latinos son enseñados en los libros didácticos de enseñanza media y en las gramáticas. Para tal fue hecho un breve estudio sobre el origen de la lengua portuguesa, observando como los autores de los libros didácticos tratan el asunto y como los gramáticos abordan los radicales eruditos en sus obras. A partir de este análisis fue posible constatar que apenas los libros didácticos del primero año de la enseñanza media contemplan el asunto, los libros de segundo e tercero años no abordan tal tema; ya las gramáticas tracen el asunto de forma objetiva, clara y concisa. Siendo así, al fin de este trabajo, propone-se una forma de agregar el enseño de radicales a los libros didácticos a través de teoría e práctica de ejercicios progresivos para los tres años de la enseñanza media.
</description>
<pubDate>Thu, 01 Jan 2009 00:00:00 GMT</pubDate>
<guid isPermaLink="false">http://hdl.handle.net/10183/60706</guid>
<dc:date>2009-01-01T00:00:00Z</dc:date>
</item>
</channel>
</rss>
