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Design de superfície : a apropriação criativa de tecnologia em estampas de roupas infantis

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Design de superfície : a apropriação criativa de tecnologia em estampas de roupas infantis

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Título Design de superfície : a apropriação criativa de tecnologia em estampas de roupas infantis
Outro título Surface Design : the creative appropriation of technology in children´s clothing patterns
Autor Meditsch, Christie Jaconi
Orientador Cattani, Airton
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Design de superfície
Estamparia
Vestuário infantil
[en] Children's apparel
[en] Patterns
[en] Surface design
[en] Tecnhology
Resumo Moda para crianças é um nicho de mercado crescente e lucrativo, sensível à mudanças. Procurando unir conforto, estética e preço, as empresas do setor utilizam de artifícios de apropriações criativas de tecnologia que funcionam como apelo comercial e dialogam diretamente com o pequeno consumidor. Neste cenário, a pesquisa busca identificar como os avanços tecnológicos estão sendo incorporados pelo design de superfície no projeto de estampas da vestimenta infantil. Para tal entendimento, selecionou-se uma amostra de marcas de roupas voltadas para crianças no mercado brasileiro e pesquisou-se a recorrência de estampas que apresentam apropriações criativas de tecnologia buscando-se determinar e conceituar os fundamentos para tais projetos. Nos casos analisados, são descritos os tipos de estampas e como ocorrem com base na fundamentação teórica. Foram então realizadas entrevistas para aprofundar o conhecimento sobre como se posicionam sobre o assunto os profissionais, junto com as empresas para as quais trabalham. Como resultado, a pesquisa apresenta um mapeamento das apropriações criativas de tecnologia em estampas de roupas infantis e analisa como estão sendo incorporadas as tecnologias no design de superfície em estampas selecionadas na amostra sobre a questão.
Abstract Fashion for kids is a niche market growing and profitable, sensitive to change. Seeking to unite comfort, aesthetics and price, the sector companies use creative appropriations of technology that operate as commercial appeal and dialogue directly with the small consumer. In this scenario, the research seeks to identify how technological advances are being incorporated in the surface design patterns of infant clothing. For such understanding, we selected a sample of brands of clothing aimed at children in the Brazilian market and researched to recurrence of prints that feature creative appropriations of technology trying to define and conceptualize the reasons for such projects. In the cases analyzed, describes the types of prints and how they occur based on theoretical reasoning. Interviews were then conducted to deepen the knowledge about how designers position themselves, along with the companies they work for, about the question. As a result, the research presents a mapping of creative appropriations of technology into children's clothing patterns and examines how technologies are being incorporated into the surface design in the sample selected.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/100166
Arquivos Descrição Formato
000922468.pdf (6.370Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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