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dc.contributor.authorBulgarelli, Alexandre Fáveropt_BR
dc.contributor.authorSouza, Kellyn Roccapt_BR
dc.contributor.authorBaumgarten, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorRösing, Cassiano Kuchenbeckerpt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2014-08-13T02:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/100252pt_BR
dc.description.abstractO processo ensino-aprendizagem para a formação de cirurgiões-dentistas fundamenta-se em diretrizes que corroboram a formação de profissionais reflexivos, humanísticos e críticos. Nessa perspectiva, objetiva-se, com a presente pesquisa, trabalhar as percepções de estudantes de uma faculdade de odontologia em relação à realização de estágios curriculares supervisionados no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é uma pesquisa descritiva, desenvolvida com dados qualitativos, coletados por meio de questionários autoaplicados em 65 estudantes, e trabalhados segundo Análise de Conteúdo. Chegou-se a três temas estruturados nas seguintes categorias: explorando o desconhecido; iniciando a caminhada profissional; vivenciando as realidades no SUS. Os estudantes percebem diferentes processos de trabalho em saúde, apontam a importância do engajamento dos professores na supervisão dos estágios e percebem o SUS como um rico espaço de aprendizagem significativa para a formação em saúde.pt
dc.description.abstractThe teaching-learning process for training dentists are based on guidelines that corroborate training of professionals who are reflective, humanistic and critical. From this perspective, the aim of the present study was to analyze the perceptions of students at a dentistry school regarding supervised curricular internship within the National Health System (SUS). This was a descriptive study developed through qualitative data that were gathered using a self-applied questionnaire among 65 students and analyzed using content analysis. Three structure topics in the following categories were reached: exploring the unknown; beginning the professional career; and experiencing the realities within SUS. The students perceived the different work processes; indicated the importance of teachers’ engagement in supervising the training; and perceived that SUS is a space rich in significant learning for healthcare training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface (Botucatu) : comunicação, saúde, educação. Botucatu, SP. Vol. 18, n. 49 (abr./jun. 2014), p. 351-362pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectNational health systemen
dc.titleFormação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS) : percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHealthcare training with experience in the National Health System : students’ perceptions regarding the dentistry course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000922301pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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