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Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada

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Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada

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Título Influência do hipertexto na compreensão textual de pacientes com demência de alzheimer leve e moderada
Outro título The Influence of Hypertext on Textual Comprehension of Patients with Mild to Moderate Alzheimer’s Dementia
Autor Rinaldi, Juciclara
Orientador Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento.
Assunto Cognição
Compreensão da leitura
Doença de Alzheimer
Hipertexto
Idoso
Linguagem
[en] Alzheimer
[en] Hypertext
[en] Language
[en] Memory
[en] Textual comprehension
Resumo A leitura em hipertexto foi difundida por meio da tecnologia da informação, sendo importante identificar em quais áreas esta tecnologia melhora a compreensão textual, quando comparada ao texto linear. Com o objetivo de verificar se o hipertexto facilita o reconto de idosos com Demência de Alzheimer, analisou-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com idades entre 60 e 84 anos e escolaridade acima de 4 anos. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi significativamente pior do que o dos idosos normais. A história em hipertexto auxiliou os participantes com DA leve. Os grupos de DA leve e moderada lembraram da idéia principal da história, contudo somente o grupo de demência inicial lembrou de detalhes. Verificou-se que quanto mais grave a demência maior o número de acréscimos ao enredo e menor o percentual de proposições lembradas. Os resultados sugerem que, devido à dificuldade das memórias de trabalho e episódica, os participantes recorreram a recursos, ainda presentes, da memória semântica para completar a história.
Abstract Hypertext reading was disseminated by means of information technology, and it is important to identify the areas in which this technology improves textual comprehension in comparison to linear text. With the objective of determining if hypertext makes recounting easier for elderly people with Alzheimer’s Dementia (AD), 40 elderly people, from 60 to 84 year of age and at least 4 years of schooling, were studied: 25 with probable AD, 12 of which mild and 13 moderate, and 15 that do not present dementia. Textual comprehension proved to be an arduous task for the participants with dementia, whose performance was significantly worse than normal elderly people. The story in hypertext helped the participants with mild AD. The groups with mild to moderate AD were able to remember the main idea of the story, though only the group with initial dementia remembered the details. It was established that the more serious the dementia, the greater the number of facts added to the plot and the lesser the percentage of propositions remembered. The results suggest that due to difficulties with the working memory, the participants appealed to resources still available in the semantic memory to complete the story.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10098
Arquivos Descrição Formato
000595278.pdf (291.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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