Repositório Digital

A- A A+

Relações entre sistemas de preparo, temperatura e umidade do solo

.

Relações entre sistemas de preparo, temperatura e umidade do solo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relações entre sistemas de preparo, temperatura e umidade do solo
Autor Salton, Julio Cesar
Orientador Mielniczuk, Joao
Data 1991
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Agronomia. [Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo].
Assunto Analise do solo
Aveia
Cultivo contínuo
Cultivo do solo
Densidade de plantio
Milho
Perfil do solo
Plantio
Podzolico vermelho escuro
Temperatura
Trevo
Umidade do solo
Resumo Durante o período de setembro/90 a janeiro/91, foram determinadas a temperatura e a umidade de um solo Podzólico Vermelho-escuro da Estação Experimental Agronômica da UFRGS, região da Depresão Central do Rio Grande do Sul, cultivado desde 1985 com a sucessão aveia+trevo/milho em preparo convencional, preparo reduzido e plantio direto. Propriedades do solo (densidade, umidade, capacidade calorífica e porcentagem de cobertura) e componentes climáticos (radiação global, temperturas máxima, mínima e média do ar) foram relacionados com a temperatura do solo a 5 cm de profundidade, estabelecendo-se modelos matemáticos para predição da temperatura máxima, mínima e amplitude térmica diária do solo. O plantio direto apresentou ao longo do período, menores temperaturas máximas e menor amplitude de variação da temperatura do solo, enquanto o preparo convencional apresentou os maiores valores das máximas. Com a umidade gravimétrica do solo, densidade e curvas de retenção de umidade em diferentes profundidades, construiu-se perfis de umidade do solo, onde verificou-se os efeitos da porcentagem de cobertura e propriedades físicas do solo nas perdas de água por evaporação. O plantio direto apresentou maiores valores de umidade do solo em todo o período e o preparo convencional os menores, principalmente na camada superficial de 0 a 5 cm de profundidade.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10115
Arquivos Descrição Formato
000043513.pdf (12.22Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.