Repositório Digital

A- A A+

A carga de trabalho dos auxiliares de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital neurocirúrgico

.

A carga de trabalho dos auxiliares de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital neurocirúrgico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A carga de trabalho dos auxiliares de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de um hospital neurocirúrgico
Autor Piesanti, Silvia Regina
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Ergonomia
Trabalho
Unidade de terapia intensiva
Resumo Este estudo teve como objetivo geral identificar a carga de trabalho dos auxiliares de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva neurocirúrgica e o efeito dessa carga segundo as queixas de desconforto/dor musculoesqueléticos. Os objetivos específicos foram identificar os segmentos corporais acometidos por desconforto/dor e realizar a correlação entre a percepção da carga fisiológica de trabalho e a avaliação do pesquisador referente ao nível de esforço imposto pela tarefa. A pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso utilizando a abordagem macroergonômica, iniciando com a observação e a identificação da demanda ergonômica através de questionário aberto não-estruturado, questionário estruturado, validado pelo teste Alpha de Crombach, diagrama de desconforto e dor de Corlett e protocolo de avaliação postural de Rodgers. Participaram do estudo treze auxiliares de enfermagem, quatro do sexo feminino e nove do sexo masculino. Os resultados indicaram que, dentre as cargas de trabalho a que estão expostos os auxiliares de enfermagem dessa UTI, se destacam as cargas fisiológicas e psíquicas, aumentando a probabilidade do surgimento de desconforto e dor musculoesquelético nesse grupo de trabalhadores.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10120
Arquivos Descrição Formato
000509707.pdf (535.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.