Repositório Digital

A- A A+

A integração entre o sistema de gestão da qualidade e o planejamento e controle da produção em empresas construtoras

.

A integração entre o sistema de gestão da qualidade e o planejamento e controle da produção em empresas construtoras

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A integração entre o sistema de gestão da qualidade e o planejamento e controle da produção em empresas construtoras
Autor Sukster, Roberto
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Construção civil
Gestão da qualidade
Planejamento e controle da produção
Resumo Na indústria da construção civil, diante de uma situação de maior competição de mercado, é indispensável que novas formas de produzir sejam estudadas e implementadas. Nos últimos anos um grande número de empresas construtoras aderiu a programas de melhorias com o objetivo de alcançar níveis mais elevados de desempenho. Entre as iniciativas mais freqüentes no setor, destaca-se a implementação de sistemas de gestão da qualidade, visando à certificação ISO 9001, e de planejamento e controle da produção (PCP). Este trabalho propõe um conjunto de diretrizes para a integração entre ambos os sistemas na gestão da produção, possibilitando a melhoria na utilização dos mesmos e no gerenciamento de empreendimentos como um todo. Esta proposta está baseada em dois estudos empíricos, realizados em duas obras de uma mesma empresa de construção, nos quais o sistema de gestão da qualidade e o PCP foram melhorados e integrados. Paralelamente ao primeiro estudo, foram realizadas entrevistas com gerentes de outras cinco empresas construtoras com a intenção de identificar boas práticas entre as mesmas. Os estudos empíricos foram realizados de forma seqüencial, proporcionando a oportunidade de uma melhoria gradual dos sistemas implementados. No segundo estudo a introdução de um controle de qualidade participativo dos operários teve um impacto positivo na eficácia de ambos os sistemas. Entre as principais conclusões desta pesquisa observou-se a importância do aumento da participação dos funcionários nos processos de planejamento e controle de processos, de forma a melhorar a eficácia dos sistemas de gestão da qualidade e de PCP e a integração entre os mesmos.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10134
Arquivos Descrição Formato
000521577.pdf (1.668Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.