Repositório Digital

A- A A+

Fissuras em alvenarias : configurações típicas e levantamento de incidências no estado do Rio Grande do Sul

.

Fissuras em alvenarias : configurações típicas e levantamento de incidências no estado do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fissuras em alvenarias : configurações típicas e levantamento de incidências no estado do Rio Grande do Sul
Autor Magalhães, Ernani Freitas de
Orientador Dal Molin, Denise Carpena Coitinho
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Alvenaria : Fissuras
Patologia : Construção civil
Resumo A indústria da construção civil tem se caracterizado por um acelerado desenvolvimento e crescente evolução das técnicas construtivas e do uso de novos materiais e produtos. Não obstante, as paredes de alvenaria continuam fissurando. A fissuração das paredes de alvenaria é um fenômeno que tem origem em falhas técnicas objetivas, afetando o desempenho de grande número de fachadas e divisórias interiores, justificando-se a manutenção de seu estudo. O estudo das fissuras em alvenarias a partir de suas manifestações características e causas prováveis possibilita um conhecimento mais aprofundado de seus mecanismos de formação e de suas possíveis medidas de terapia e prevenção. O presente trabalho utiliza a classificação de fissuras segundo as causas, catalogando 34 configurações típicas de fissuras em alvenarias mais freqüentes e mais presentes na bibliografia. Apresenta o levantamento de incidências de fissuras em alvenarias no estado do Rio Grande do Sul, a partir de casos reais obtidos em laudos técnicos do acervo da Fundação de Ciência e Tecnologia - CIENTEC. Os resultados caracterizam a distribuição das manifestações de fissuras em alvenarias por dois diferentes métodos, chamados Incidência e Intensidade, de acordo com os sub-grupos sobrecargas, térmicas, retração-expansão, deformações, recalque fundações, reações químicas e detalhes construtivos, assim como outras classificações para fissuras não diagnosticadas Demonstra a predominância das fissuras causadas por variações de temperatura, quando considerada a distribuição por incidência; e das fissuras causadas por recalque de fundações, quando considerada a distribuição por intensidade. Aponta ainda que as características das edificações exercem influência na configuração das fissuras observáveis. Conclui pela aplicabilidade do conjunto de configurações típicas adotado e da metodologia utilizada, assim como demonstra a característica complementar dos dois métodos de levantamento aplicados.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10135
Arquivos Descrição Formato
000521582.pdf (1.566Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.