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Desenvolvimento de reguladores mecânicos de rotação centrífugos para aplicação em motores diesel equipados com bombas injetoras unitárias

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Desenvolvimento de reguladores mecânicos de rotação centrífugos para aplicação em motores diesel equipados com bombas injetoras unitárias

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Título Desenvolvimento de reguladores mecânicos de rotação centrífugos para aplicação em motores diesel equipados com bombas injetoras unitárias
Autor Dartora, Fábio Lopes
Orientador Mello, Pedro Barbosa
Data 2005
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Motor de combustão interna
Motor diesel
Resumo Este trabalho apresenta uma síntese sobre o dimensionamento de reguladores mecânicos de rotação para motores que usam bombas injetoras unitárias. Apresenta uma fundamentação teórica dos conceitos de reguladores, seus tipos e funções, bem como as características e aplicações de cada um, mostrando também, os principais reguladores Bosch. O tipo de regulador abordado neste trabalho é o utilizado em motores estacionários, que por sua utilização na maioria das aplicações, não possuem sistemas elétricos e apresentam apenas regulagem mecânica de rotação. Também é possível dizer que os sistemas mecânicos são mais baratos e mais seguros para as aplicações estacionárias. É apresentado o projeto através de modelagem tridimensional auxiliada por computador de dois reguladores existentes que serviram de referência para o acréscimo de funções, partida e aproximação, conforme se desejava acrescentar nos sistemas em estudo. A partir daí foram equacionados reguladores estudados e dimensionados através de modelagem auxiliada por computador os quais são apresentados no trabalho. Também são reportados os resultados experimentais obtidos para um motor monocilíndrico, onde são mostrados os valores de potência, torque e consumo para esse motor operando com o regulador original e com as modificações propostas. Na performance do motor ocorreu um acréscimo de torque do motor de 12%, com o acréscimo da função de corretor de torque e uma redução de 50% no tempo de partida do motor com a implementação da função mola de partida.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10136
Arquivos Descrição Formato
000521591.pdf (7.632Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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