Repositório Digital

A- A A+

Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor

.

Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação inicial de professor de matemática : a transição de aluno a professor
Autor Silva, Carla Jardim Firpo da
Orientador Wanderer, Fernanda
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação Matemática
Formação de professores
[en] Degree in mathematics
[en] Initial training of teachers
[en] Mathematics education
[en] Teacher knowledge
[en] Teacher traineeship
Resumo Este trabalho discute a formação inicial do professor de matemática. O objetivo geral da investigação foi refletir sobre os saberes que constituem um professor de matemática, os quais envolvem tanto a área do conhecimento (Matemática), quanto aqueles que emergem do campo da Didática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, envolvendo o uso de questionários respondidos por seis acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os autores utilizados para construir o referencial teórico foram Fiorentini, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, entre outros, que discutem saberes relativos à formação, experiência, práticas, ressignificações e ações docentes. A análise dos dados mostrou que, para os acadêmicos entrevistados, saber matemática é importante para ser professor e que a conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática não consuma a formação do professor. O processo vai além do diploma, ou seja, a prática e a experiência docente configuram-se como partes essenciais na formação docente.
Abstract This work discusses the mathematics teacher’s initial training. The general objective of the research was to consider about the knowledge that forms a mathematics teacher, which involve as much the mathematical knowledge as those that emerge from teaching. The research is characterized as qualitative, involving the use of questionnaires answered by six academics from the degree course in Mathematics at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The authors used to construct the theoretical approach were Fiorenti, Nacarato, Nóvoa, Garnica, Tardif, among others, who discuss knowledge concerning training, experience, Know-how, re-significations and teaching actions. The analysis of the data showed that for the interviewed academics to know about mathematics is important to be a teacher and that the end of the degree course in Mathematics doesn’t close the teacher’s training. The process goes to beyond the diploma, in other words, the practice and the experience like a teacher are essential parts in the teacher education.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101374
Arquivos Descrição Formato
000931398.pdf (522.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.