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Um estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCN

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Um estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCN

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Título Um estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCN
Autor Boéssio, Cândida Ortiz
Orientador Dalcin, Andréia
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino : Aprendizagem
Ensino de matematica
Formação de professores : Matemática
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa situada no campo da História da Educação Matemática sobre os “modos de fazer” docentes do professor de Matemática. Tem como objetivos compreender, através da análise da obra “Didática da Matemática” de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais discursos sobre práticas dos professores de Matemática no Brasil se modificaram e quais se mantiveram ao longo dos anos 50 aos anos 90 do século XX. Para tal, após a análise e apresentação de cada um dos documentos, elaboramos um quadro-síntese traçando as possíveis convergências e distanciamentos que percebemos. Procuramos destacar neste trabalho o tão conhecido autor-personagem Malba Tahan por um viés não tão explorado, o de educador matemático. O trabalho foi desenvolvido e construído com base na análise dos dois documentos e em entrevista concedida pela pesquisadora de Malba Tahan, Cristiane Coppe de Oliveira, que nos ajudou a responder diversas perguntas que surgiram no percurso da pesquisa, dentre elas a que julgamos mais significativa; Malba Tahan seria atual? Dentre as convergências apontadas destacamos uma possível ressonância do movimento da Escola Nova nos dois documentos e as ideias de interdisciplinaridade, contextualização, resolução de problemas, recurso à História da Matemática e aos jogos e, dentre os distanciamentos, os procedimentos para o ensino de Matemática e a postura do professor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101377
Arquivos Descrição Formato
000931195.pdf (1.389Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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