Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorBoéssio, Cândida Ortizpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:39Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101377pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa situada no campo da História da Educação Matemática sobre os “modos de fazer” docentes do professor de Matemática. Tem como objetivos compreender, através da análise da obra “Didática da Matemática” de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan, e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, quais discursos sobre práticas dos professores de Matemática no Brasil se modificaram e quais se mantiveram ao longo dos anos 50 aos anos 90 do século XX. Para tal, após a análise e apresentação de cada um dos documentos, elaboramos um quadro-síntese traçando as possíveis convergências e distanciamentos que percebemos. Procuramos destacar neste trabalho o tão conhecido autor-personagem Malba Tahan por um viés não tão explorado, o de educador matemático. O trabalho foi desenvolvido e construído com base na análise dos dois documentos e em entrevista concedida pela pesquisadora de Malba Tahan, Cristiane Coppe de Oliveira, que nos ajudou a responder diversas perguntas que surgiram no percurso da pesquisa, dentre elas a que julgamos mais significativa; Malba Tahan seria atual? Dentre as convergências apontadas destacamos uma possível ressonância do movimento da Escola Nova nos dois documentos e as ideias de interdisciplinaridade, contextualização, resolução de problemas, recurso à História da Matemática e aos jogos e, dentre os distanciamentos, os procedimentos para o ensino de Matemática e a postura do professor.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCNpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931195pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples