Repositório Digital

A- A A+

Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?

.

Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática : Do que trata? Para que serve? Qual sua História?
Autor Toujá, Phillip Wahlbrink
Orientador Carrasco, Lucia Helena Marques
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem : Matematica
História da matemática
[en] Applications of mathematics
[en] History of mathematics
[en] Meaningful learning
Resumo Este trabalho apresenta uma análise de questionários respondidos por alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Tal análise tem por objetivo a busca de pistas acerca do que os alunos pensam sobre o que é matemática e qual a sua utilidade. A partir das respostas dos alunos foram desenvolvidos os demais capítulos, com o intuito de estudar historicamente a construção dessa área de conhecimento e também de analisar a possibilidade de inserção de histórica da matemática como alternativa pedagógica, aliada à teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Finalmente, o último capítulo é dedicado ao confronto entre as respostas dadas pelos estudantes e a perspectiva história aliada à teoria da aprendizagem significativa.
Abstract This research presents an analysis of questionnaires answered by students of the 3rd year of High School. This analysis aims to search for clues as to what the students think about what mathematics is and what its usefulness. From the students' answers the other chapters were developed with the aim of studying the historical construction of this area of knowledge and also to examine the possibility of inclusion of the history of mathematics as a pedagogical alternative, coupled with meaningful learning theory of Ausubel. Finally, the last chapter is dedicated to the confrontation between the answers given by the students and the historical perspective combined with the meaningful learning theory.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101406
Arquivos Descrição Formato
000931428.pdf (340.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.