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Seminários integrados : um estudo de caso sobre sua implementação

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Seminários integrados : um estudo de caso sobre sua implementação

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Título Seminários integrados : um estudo de caso sobre sua implementação
Autor Leite, Lucas Balthazar
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino médio
Estudo de caso : Matemática
[en] Case study
[en] Integrated seminars
[en] Polytechnic education
Resumo Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fazer uma análise sobre a implementação da Proposta de Reestruturação do Ensino Médio Politécnico, elaborado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), em duas escolas da rede estadual de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Tal análise foi realizada através de um estudo de caso, no qual verifiquei, mais precisamente, se a disciplina Seminários Integrados, inserida no currículo escolar de acordo com a Proposta, está sendo desenvolvida e cumprindo seus objetivos como preconiza o documento da SEDUC/RS. O estudo de caso, embasado por Ponte (2006) e Yin (2001), foi feito por entrevistas com membros docentes das escolas, professores e coordenadores, no qual analisei se tópicos descritos na Proposta, como referencial teórico, foram entendidos pelos entrevistados e se a implementação dos Seminários Integrados foi feita à luz do que versa a Proposta. Foram tomados como referenciais, para entender os conceitos descritos na Proposta, Pistrak (1981) sobre o Trabalho como Princípio Educativo, Fazenda (1991) para Interdisciplinaridade e Moura e Barbosa (2006) sobre o trabalho com Projetos. Através da análise dos dados coletados, concluí que os Seminários Integrados, não foram implementados, nas escolas alvo, da maneira como preconiza o documento elaborado pela SEDUC/RS.
Abstract This paper aims to make an analysis on the implementation of the Proposal of Restructuring of Polytechnic Education, prepared by the Education Department of the State of Rio Grande do Sul (SEDUC / RS) in two schools in the state system in Porto Alegre in Rio Grande do Sul. Such analysis was performed through a case study, which checked more precisely, the Integrated Seminars discipline, entered in the school curriculum in accordance with the Proposal was being developed and fulfill its objectives as stated the document SEDUC / RS. The case study, based on Ponte (2006) and Yin (2001), was done by interviews with members of schools, teachers and coordinators, which I analyzed topics described in the Proposal, as the theoretical framework, were understood by respondents and if the implementation of the Integrated Seminars was taken such as the Proposal describes. Were taken as reference, to understand the concepts described in the Proposal, Pistrak (1981) on the Working as Education Principle, Fazenda (1991) for Interdisciplinary and Moura and Barbosa (2006) on working with Projects. Through the analysis of the collected data, I concluded that the Integrated Seminars, have not been implemented in target schools, the way it recommends the document prepared by SEDUC / RS.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101408
Arquivos Descrição Formato
000931439.pdf (838.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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