Repositório Digital

A- A A+

GrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significados

.

GrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significados

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título GrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significados
Autor Kofender, Mateus
Orientador Fioreze, Leandra Anversa
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino e aprendizagem
Estudo de caso : Matemática
[en] Case study
[en] Education and learning of mathematic
[en] Functions, equations and inequalities
[en] GrafEq
[en] Negotiation of meanings
Resumo Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo atual de ensino de inequações, domínio, imagem e translações no gráfico de funções e analisar como uma proposta de uma sequência das atividades que explore o software matemático GrafEq pode auxiliar no ensino e aprendizagem destes conteúdos. A sequência de atividades foi desenvolvida no laboratório de informática de uma escola da rede pública de Porto Alegre, com a turma do terceiro ano do Ensino Médio. Utilizamos a teoria da Negociação de significados, que tem como objetivo estudar os diálogos e negociações existentes em sala de aula, para conduzir as atividades em sala de aula. A coleta de dados foi realizada de forma empírica, utilizando o Estudo de caso, que é uma metodologia que procura compreender o “como” e os “porquês” da entidade em estudo. Sobre as considerações finais em relação à experiência podemos afirmar que o uso do software GrafEq pode auxiliar no ensino de inequações e contribuir para a aprendizagem dos conteúdos explorados na sequência de atividades.
Abstract This work aims to reflect on the mode current of education of inequalities, domain, image and translatory in the function graph and analyze if a proposal of a sequence of activities that explore the mathematical GrafEq software can assist in teaching and learning this content. The sequence of activities was developed in the computer lab of a public school in Porto Alegre, with the class of the third year of high school. We use the theory of negotiation of meaning, which aims to study the existing dialogues and negotiations in the classroom, to conduct activities in the classroom. Data collection was performed empirically, using the case study, which is a methodology that seeks to understand the "how" and "why" of the entity under study. On the final considerations of regarding the experience we can say that the results were positive, indicating that the use of GrafEq software can assist in teaching inequalities and contribute to the learning of content explored in the sequence of activities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101409
Arquivos Descrição Formato
000931440.pdf (3.160Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.