Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorKofender, Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:49Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101409pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o modo atual de ensino de inequações, domínio, imagem e translações no gráfico de funções e analisar como uma proposta de uma sequência das atividades que explore o software matemático GrafEq pode auxiliar no ensino e aprendizagem destes conteúdos. A sequência de atividades foi desenvolvida no laboratório de informática de uma escola da rede pública de Porto Alegre, com a turma do terceiro ano do Ensino Médio. Utilizamos a teoria da Negociação de significados, que tem como objetivo estudar os diálogos e negociações existentes em sala de aula, para conduzir as atividades em sala de aula. A coleta de dados foi realizada de forma empírica, utilizando o Estudo de caso, que é uma metodologia que procura compreender o “como” e os “porquês” da entidade em estudo. Sobre as considerações finais em relação à experiência podemos afirmar que o uso do software GrafEq pode auxiliar no ensino de inequações e contribuir para a aprendizagem dos conteúdos explorados na sequência de atividades.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the mode current of education of inequalities, domain, image and translatory in the function graph and analyze if a proposal of a sequence of activities that explore the mathematical GrafEq software can assist in teaching and learning this content. The sequence of activities was developed in the computer lab of a public school in Porto Alegre, with the class of the third year of high school. We use the theory of negotiation of meaning, which aims to study the existing dialogues and negotiations in the classroom, to conduct activities in the classroom. Data collection was performed empirically, using the case study, which is a methodology that seeks to understand the "how" and "why" of the entity under study. On the final considerations of regarding the experience we can say that the results were positive, indicating that the use of GrafEq software can assist in teaching inequalities and contribute to the learning of content explored in the sequence of activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducation and learning of mathematicen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudo de caso : Matemáticapt_BR
dc.subjectNegotiation of meaningsen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectFunctions, equations and inequalitiesen
dc.subjectGrafEqen
dc.titleGrafEq no ensino e aprendizagem de inequações : uma pesquisa baseada na negociação de significadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples