Repositório Digital

A- A A+

Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva

.

Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva
Autor Waldman, Eduardo
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Mestrado Profissional em Engenharia.
Assunto Cadeia de suprimentos
Comércio eletrônico
Sistema de informação gerencial
Resumo Os Sistemas de Informações (SI) podem ser atualmente considerados como um exemplo concreto da aplicação crescente de Tecnologia da Informação (TI) pelas organizações contemporâneas, visando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. A implementação desses sistemas traz consigo uma série de impactos, bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento das variáveis envolvidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de funcionários do setor de Compras de uma organização em relação ao impacto de um determinado Sistema de Informação sobre o processo de trabalho individual dos seus usuários finais. Para tanto, foi utilizado - após ser validado para o contexto deste trabalho - o instrumento de pesquisa criado por Torkzadeh e Doll (1999), o qual é capaz de mensurar a percepção do usuário em relação ao impacto da TI sobre seu trabalho individual. Esta pesquisa classifica-se como um estudo exploratório descritivo, utilizando o método estatístico no que se refere à obtenção, ao processamento e à análise dos dados. A coleta de dados obedeceu à concepção dos estudos transversais, ao passo que a estratégia para a obtenção dos mesmos baseou-se na aplicação de uma survey, a qual foi respondida por 84% dos funcionários da área de Compras desta organização, os quais se encontravam trabalhando durante o período da pesquisa (setembro de 2003). A presente pesquisa obteve como resultado a constatação de um impacto positivo em todas as variáveis estudadas, confirmando que este Sistema de Informação analisado causa impacto positivo, em primeiro lugar, no controle gerencial; em segundo, na satisfação dos usuários e na produtividade, e, por último, na inovação.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/10141
Arquivos Descrição Formato
000521627.pdf (1.836Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.