Repositório Digital

A- A A+

O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento

.

O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento
Autor Pantoja, Paula Alencastro
Orientador Wanderer, Fernanda
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Etnomatemática
[en] Curriculum’s theories
[en] Ethnomathematics
[en] Teaching math in the first years of fundamental teaching
Resumo Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.
Abstract This undergraduate paper presents results from a research of qualitative nature which had as objective to highlight the marks of math teaching in the Firsts Years of Fundamental Teaching. The theoretic support used is Ethnomathematics and Curriculum’s Theories. The research material examined is two teachers’ planning who work in the Firsts Years of Fundamental Teaching and interviews on their ways to plan and implement teaching practices. The analysis showed that the teachers who participated in this investigation give a prominent place for the four operations in their planning and in their speech cherish an association of academic content with the everyday student.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/101410
Arquivos Descrição Formato
000931449.pdf (565.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.