Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorPantoja, Paula Alencastropt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:49Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101410pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado são estudos do campo da Etnomatemática e Teorias contemporâneas do Currículo. O material de pesquisa analisado são os planejamentos de duas professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e entrevistas sobre seus modos de planejar e implementar práticas pedagógicas. A análise mostrou que as professoras que participaram desta investigação atribuem um lugar de destaque às quatro operações em seus planejamentos e em suas falas prezam uma associação dos conteúdos escolares com o cotidiano do aluno.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate paper presents results from a research of qualitative nature which had as objective to highlight the marks of math teaching in the Firsts Years of Fundamental Teaching. The theoretic support used is Ethnomathematics and Curriculum’s Theories. The research material examined is two teachers’ planning who work in the Firsts Years of Fundamental Teaching and interviews on their ways to plan and implement teaching practices. The analysis showed that the teachers who participated in this investigation give a prominent place for the four operations in their planning and in their speech cherish an association of academic content with the everyday student.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching math in the first years of fundamental teachingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCurriculum’s theoriesen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931449pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples