Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Daniele Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2014-08-19T02:10:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/101425pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso constitui-se em uma pesquisa que teve por objetivo investigar as perspectivas dos bolsistas do PIBID Subprojeto Matemática quanto às contribuições do Grupo de Estudo e Formação para a formação dos licenciandos em matemática da UFRGS. Por meio das entrevistas aos professores colaboradores e questionários respondidos pelas supervisoras e bolsistas do programa, assim como o levantamento das atividades realizadas no período de 2011 a 2013, buscou-se identificar as ações do PIBID, em especial o modo como foi se constituindo o Grupo de Estudo e Formação e como tal prática vem sendo percebida pelos bolsistas do programa. Para uma melhor compreensão sobre o papel do PIBID na relação com a Formação de Professores foram estudados alguns textos dos autores: António Nóvoa, Angel Perez Gomez e Dario Fiorentini sobre formação de professores e os de Dario Fiorentini, Ana Maria Boavida e João Pedro da Ponte sobre Grupos Colaborativos. A pesquisa evidenciou que as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no Grupo de Estudo e Formação oportunizaram uma melhor organização de ideias e capacidade de argumentação dos bolsistas, por meio das trocas com o grupo e das leituras realizadas para fundamentar suas atividades, que também refletiram no desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos mesmos. Também se verificou que, via as produções textuais realizadas no Grupo, ocorreram participações em Eventos Científicos que permitem um enriquecimento para a formação dos bolsistas.pt_BR
dc.description.abstractThis Work Completion of Course is in a survey that aimed to investigate the perspectives of scholars PIBID Subprojeto Matemática and the contributions of the Grupo de Estudo e Formação for training of undergraduates in mathematics from UFRGS. Through interviews with teachers and staff questionnaires answered by supervisors and fellows of the program, as well as the survey of activities in the period 2011-2013, we sought to identify actions PIBID, in particular how it was forming Grupo de Estudo e Formação and as such practice has been perceived by scholars program. For a better understanding of the role of PIBID in relation to teacher training some texts the authors studied were: Antonio Nóvoa, Angel Perez Gomez Dario Fiorentini and on teacher training and Dario Fiorentini, Boavida and Ana Maria João Pedro da Ponte on Collaborative Groups. The research showed that the activities undertaken by undergraduates in Grupo de Estudo e Formação made a better organization of ideas and reasoning capacity of grantees, through exchanges with the group and the readings performed in support of its activities, which also reflected in the development of ability to read and write them. It was also found that, as the textual productions undertaken by the Group, participation in scientific events occurred that allow an enrichment for the training of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching formation of mathematicsen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCollaborative groupsen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectPIBIDen
dc.titleUm estudo sobre o PIBID matemática UFRGS : contribuições do grupo de estudo e formação para o licenciando em matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000931418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples